Por Guilherme Guarche e Gabriel Santana, do Centro de Memória
O terceiro título brasileiro conquistado pelo Santos Futebol Clube ocorreu há 55 anos, em 28 de janeiro de 1964, na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Naquela noite de terça-feira, perante 35.365 espectadores, Pelé marcou os dois gols que deram ao Santos o terceiro título consecutivo da Taça Brasil, competição que à época definia o campeão brasileiro.
Dirigido pelo técnico Luiz Alonso Perez, o Lula, o Santos jogou com Gylmar, Ismael, Mauro e Geraldino; Haroldo (Joel Camargo) e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Mesmo jogada em 1964, a partida se referia à Taça Brasil de 1963. No primeiro jogo da final, três dias antes, no Pacaembu, o Santos havia obtido sonora goleada de 6 a 0, com dois gols de Pelé, dois de Pepe, um de Coutinho e um de Mengálvio.
Contra o time da Boa Terra o Alvinegro já disputou 62 partidas, tendo vencido 30, empatado 13 e perdido 19, marcado 127 gols e sofrido 83. O Rei Pelé é o maior artilheiro desses confrontos, com 15 gols em 16 jogos.