Há 107 anos, o primeiro jogo – e a primeira vitória

Por Guilherme Guarche e Odir Cunha, do Centro de Memória
Era o domingo iluminado de 15 de setembro de 1912 na bela e charmosa Santos, que há dois anos oferecia a visitantes de todo o Brasil os elegantes hotéis Internacional e Parque Balneário e naquele ano, em que chegava a 86 mil habitantes, comemorava a construção do Canal 8, dos nove projetados pelo sanitarista Saturnino de Brito. Enfim, naquela sua cidade saudável e pujante o Santos Foot-Ball Clube fez, naquele dia, o primeiro jogo oficial de sua história.
Como adversário, o homônimo Santos Athletic Club, hoje conhecido como “Clube dos Ingleses”. O local, anteriormente chamado de “Velo Santista” e depois de “Campo da Avenida Ana Costa”, era um terreno do senhor Ovídio Lima situado no número 22 da referida avenida e usado como campo pelo Clube Atlético Internacional. Hoje, lá se situa a Igreja do Coração de Maria.
Às 14h40 o árbitro Praxedes Leão apitou e o Santos foi à luta pela primeira vez em seus 107 anos de história. Seu time começava com o goleiro francês Julien Fauvel e terminava com nada menos que Arnaldo Silveira, 18 anos, futuro titular e capitão da Seleção Brasileira campeã da Copa Roca de 1914 e do Sul-americano de 1919. Também se destacava na equipe o ponta-direita Adolpho Millon, que completaria 17 anos no dia seguinte e seria companheiro de Arnaldo também na Seleção Nacional.
O time completo do Santos brasileiro formou com Julien Fauvel, Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. Sabe-se que um jogador chamado Belmarço também atuou nessa partida, mas não há certeza de quem foi substituído.
Comandados pelo atacante Harold Charles Cross, o team dos ingleses, também conhecido como “o Tricolor da Vila Macuco”, jogou com Parsons, Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e Harold Cross.
Bem disputada, a partida terminou empatada em 1 a 1 no primeiro tempo, gols de Lee para os ingleses e de Arnaldo Silveira para o Santos – que assim se tornou o primeiro a marcar um gol oficial pelo Alvinegro. Na segunda etapa, Lee voltou a marcar para o Santos Athletic, mas Arnaldo e Millon garantiram a pioneira vitória santista, por 3 a 2.
Agora, vamos voltar no tempo e saber como o Diário de Santos noticiou o histórico evento:
Com uma concorrencia que a bom tempo não temos visto, realisou-se hontem o match entre o distincto Club Inglez e o Santos Foot-Ball Club. Em redor do field, achavam-se as mais distinctas familias inglezas e brasileiras. Commentava-se a quem caberia a victoria, uns opinivam pelos brasileiros, outros pelos inglezes. Começada a lucta, ás 2 e 30 minutos coube o kik of aos nacionaes que logo perderam a bolla, não demorando deram uma revanche pondo em serio perigo o goal dos inglezes.
Depois de uma luta renhida, terminou o primeiro tempo com o seguinte resultado: Santos Athletic Club 1 goal. Santos Foot-Ball Club 1 goal. No segundo tempo a luta tornou-se mais renhida, vendo-se então os bellos de Montenegro, Oscar e Belmarço, que aumentaram o score com mais 2 goals para o seu team. Os inglezes por sua vez multiplicam seus esforços, conseguindo mais um goal, feito por Lee. Convem destacar o goal kipper Fauvel, que jogou admiravelmente, e bem assim Montenegro, Simon, Belmarço e Arantes. Dos inglezes, destacam-se seu goal kipper Person, Lee e Cross. Ás 3 ½ horas terminou o jogo com a victoria do Santos Foot-Ball Club por 3 goals a 2.

Pular para o conteúdo