O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é conhecido como o grande momento de qualquer graduação. Ele não apenas demanda pesquisa minuciosa a respeito de determinado tema por um longo período do último ano do curso, mas também incentiva com que os estudantes possam aprofundar-se e até empreender em cima de da abordagem selecionada ou do produto criado.
Para Paola Zulli, que cursa o 5º e último ano da faculdade de Direito da Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação), o tema escolhido para fechar seu ciclo universitário colocará em prática não somente sua experiência adquirida nestes anos de estudo, mas também abordará uma paixão que marca sua vida desde os primeiros anos: o Santos Futebol Clube.
A estudante e futura formanda executou seu Trabalho de Conclusão de Curso em cima do tema “Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol”. Com todas as especificações adequadas nos termos jurídicos comumente utilizados no meio, Paola abordou, dentre outros pontos, os conceitos do contrato de jogadores profissionais, como ocorre a suspensão e interrupção do contrato do atleta profissional, reflexos da reforma trabalhista para o atleta, Lei Pelé e outros temas. O Santos FC ganha destaque no trabalho em citações, referências bibliográficas e nas considerações finais.
“Desde pequena eu sempre fui muito fã de futebol. Sou sócia do Santos FC, assim como meu pai, e em todos os jogos que posso, estou na Vila Belmiro. Quando tive que escolher um tema ligando minha graduação, Direito, não pensei duas vezes e resolvi juntar esses dois pontos que eu gosto muito: o Direito e o Santos Futebol Clube”, disse a torcedora do Peixe.
Ao escolher o Santos FC como instrumento de pesquisa para o trabalho acadêmico, naturalmente Paola não deixou de abordar uma figura que essencialmente mescla sua vasta história com a gloriosa do Peixe: Edson Arantes do Nascimento. “Escolhi o Pelé para minha epígrafe. Tinha que escolher alguém importante para registrar neste momento do TCC e na história do Santos FC não há referência maior que o Rei do Futebol. Já na conclusão do trabalho, nos agradecimentos, ressaltei a importância do Santos FC na minha vida e também na dos torcedores”, afirmou.
Paola apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso no dia 19 de junho, e sua nota não poderia ser diferente: 10, como o número utilizado pelo Rei e eternizado na história do futebol mundial.
(Texto: Bruno Secco)