[:pb]As categorias de base do Santos FC voltam a campo na temporada 2022 neste mês de abril, com os primeiros compromissos das equipes Sub-17 e Sub-15 pelo Campeonato Paulista. Os dois times do Alvinegro Praiano estreiam jogando em casa, no CT Rei Pelé, diante do Mauá, no dia 16 de abril, pela segunda rodada da competição.
Em ambas as categorias o Peixe integra o grupo 12, que além do Mauá, conta com Portuguesa Santista, Jabaquara e Mauaense. A cada rodada da fase de grupos, uma das cinco equipes não joga. Por esta razão, o Santos FC fica de fora da primeira. Todas as rodadas acontecerão aos sábados, com a categoria Sub-15 abrindo a jornada as nove horas da manhã e sendo seguida pela Sub-17, às onze horas.
O treinador da equipe Sub-17 do Santos FC, Elder Campos, falou sobre suas expectativas para seu retorno à categoria após passagem pelo Sub-20 na campanha que levou o Peixe à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Elder destacou a dificuldade da competição, mas prometeu a briga do Alvinegro Praiano pelo título estadual.
“Estamos trabalhando muito para buscarmos nossos objetivos. Os atletas sabem da importância de performar dentro de campo e dos desafios que teremos pela frente. Sabemos que no Santos FC o atleta precisa conquistar títulos e vamos em busca disso, mas precisamos ir por etapas. Estreamos no dia 16 de abril no Paulista e a competição deste ano está bem mais forte, com mais equipes e também com tempo maior de preparação. Sonhamos em chegar ao dia 2 de novembro para alcançarmos esse nosso objetivo”, disse o treinador da categoria Sub-17.
Elder Campos também comentou sobre a formação de sua equipe com a chegada de atletas que estavam na categoria Sub-15. Ele enalteceu a importância dessa preparação na pré-temporada para construir um grupo forte para as competições e, consequentemente, revelar novos atletas.
“Iniciamos a preparação dos atletas visando o início da temporada. Sabemos que este período de adaptação é importante, principalmente para os que vieram do Sub-15, pois muda-se a característica da categoria em relação à que estavam atuando. Estamos passando conteúdos aos atletas, com o intuito de desenvolver principalmente a tática individual de cada um e a nossa coletiva, para performar e revelar mais atletas para o Clube”.
Já o treinador do Sub-15 do Peixe, Raphael Bahia, deu destaque ao trabalho realizado na pré-temporada após o vice-campeonato da Copa Votorantim, em janeiro. Durante o período de preparação, seus comandados enfrentaram em jogos-treinos a equipe Sub-15 do Ibrachina e um time Sub-16 do próprio Santos FC.
“As expectativas são as melhores. Estamos em reta final de pré-temporada e fizemos excelentes jogos-treinos contra o Sub-16 e o Ibrachina. A equipe já entendeu que iremos priorizar o jogo ofensivo e a posse de bola. No ano passado fomos prejudicados pela Covid-19, mas nesse ano teremos mais atletas aptos para todas as rodadas”, declarou.
Bahia também falou da dificuldade da competição estadual de São Paulo e projetou a rodagem de seu elenco para almejar uma melhor colocação na temporada 2022. “O Campeonato Paulista é muito difícil. Apesar da primeira fase ainda ser regionalizada, os confrontos são bem disputados. Tentaremos oportunizar todos os atletas da categoria e buscar neste ano chegar mais longe que na temporada passada”, disse.
(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)[:]