Equipe de skatistas do Santos FC participa do Projeto Manobra da Virada, em Poá (SP)

Equipe de skatistas do Santos FC participa do Projeto Manobra da Virada, em Poá (SP)

Os atletas Guilherme Parada, Isabelle Menezes, João Formiguinha e o paraskatista Antônio Alves estarão presentes no Projeto Manobra da Virada, evento realizado pela ONG Social Skate nos dias 23 à 26 de julho, em Poá (SP). A equipe santista ajudará crianças e adolescentes, PCDs ou não, interessados em aprender a base do skate. O evento terá quatro dias de atividades e conta com patrocínio do TNT Energy Drink, apoio da Nike SB, WestRock e Instituto Incentivar.

Antônio Alves, paraskatista, comenta um pouco de sua trajetória e sobre a participação no evento. “Será um prazer participar deste projeto. Ganhei meu primeiro skate quando criança, tinha uns três anos de idade e comecei a usá-lo para a locomoção. Aos sete, um amigo me mostrou que era possível fazer manobras aí comecei a treinar, mas nada sério. Aos 11 participei da primeira competição e fiquei em terceiro lugar, foi aí que comecei a perceber que era possível me tornar um skatista”. Atualmente, Alves tem em seu currículo o segundo lugar no ranking Paraolímpico de Skate Brasileiro.

Inscrições

Os interessados em participar do projeto ‘Manobra da Virada’ já podem se inscrever por meio do site ou pessoalmente nos locais onde o Projeto for implantado (sujeitos aos horários disponíveis) munido com documentos pessoais (RG).

Atenção: menores de idade (a partir dos 7 anos) só poderão participar acompanhados de um responsável, que na ocasião assinará um termo autorizando a participação da criança nas atividades. Todos os participantes receberão um skate, capacete, joelheira, cotoveleira e luva protetora contra torção. Os equipamentos deverão ser devolvidos após as atividades.

Com a intenção de promover a integração e inserir a modalidade na vida dessas crianças, o Manobra da Virada acontecerá sempre em locais públicos com a presença de monitores capacitados.

Locais das oficinas do Manobra da Virada em Poá, na Zona Leste de São Paulo:

23 e 24/7 – Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe – Av. Antônio Massa, 150 – Centro;

25 e 26/7 – Praça Hudson Creci – Rua Monte Alegre s/n – Calmon Viana.

Cada sessão terá duração de 180 minutos

Manhã:

Das 9 às 12h;

Das 9h às 9h30 – inscrições;

Das 9h30 às 10h – apresentação do programa e um bate-papo sobre a conduta do skatista cidadão com a participação de um dos skatistas profissionais e coordenadores da ONG Social Skate;

Das 10h às 12h – aulas práticas separadas em dois grupos: “iniciados” e “iniciantes”.

Tarde:

Das 14h às 14h30 – inscrições;

Das 14h30 às 15h – apresentação do programa e um bate papo sobre a conduta do skatista cidadão com a participação de um dos skatistas profissionais e coordenadores da ONG Social Skate;

Das 15h às 17h – aulas práticas separadas em dois grupos: “iniciados” e “iniciantes”.

O objetivo do Projeto Manobra da Virada, aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), é atender em seis meses mais de 2 mil jovens, por meio de oficinas de skate, em parques e áreas públicas do Estado, jovens interessados e que nunca tiveram acesso à modalidade ou não usufruíram de estrutura para praticar o esporte.

(Texto: Alexia Faria / Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)