Na noite desta quarta-feira (13), empurrado pela torcida santista, o Santos FC venceu de virada a Universida Católica de Quito-EQU, por 3 a 2, em jogo válido pelo Grupo C da Copa Sul-Americana. O equatoriano Jhojan Júlio abriu o placar, mas a equipe adversária virou a partida ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Léo Baptistão, de pênalti, empatou o jogo, e o outro equatoriano santista, Bryan Angulo, decretou a virada e a vitória santista na véspera de seu aniversário de 110 anos.
A próxima partida do Alvinegro será pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (18), diante do Coritiba, às 11h00, na Vila Belmiro.
O jogo
O Santos FC começou a partida marcando no campo do seu adversário, pressionando a saída da bola. E os minutos iniciais, foram de grande domínio do time santista.
Aos 8 minutos, após cruzamento de Madson para dentro da área, Ângulo é derrubado na área, mas arbitragem mandou a partida seguir.
Seis minutos depois, em nova jogada pela ala direita, Madson aparece novamente com um cruzamento certeiro, dessa vez, para Jhojan Julio, se antecipar a marcação, e de cabeça, estufar a rede da equipe adversária. Primeiro gol do equatoriano com a camisa santista.
Aos 25 minutos, a Universidad empata a partida com Cristian Martínez.
Madson recebe ótimo lançamento de Lucas Pires e cabeceia para fora, aos 33 minutos. No ataque seguinte, Jhojan ganha dividida e passa novamente para o lateral esquerdo, que avança e cruza para a área. Angulo domina, mas a marcação acaba chegando para afastar a bola.
Restando três minutos para o tempo regulamentar da primeira etapa, a Universidad fez o segundo gol, com Kevin Minda.
O time santista voltou melhor para a segunda etapa, e iniciou uma pressão na equipe equatoriana.
Em boa jogada pelo lado direito, aos 25 minutos, Madson recebe ótimo cruzamento na área da Universidad de Quito e cabeceia direto para fora.
Cinco minutos depois, o Santos cobra dois escanteios seguidos, e na segunda batida, o árbitro assinala pênalti para o time santista. Léo Baptistão, que havia entrado há poucos minutos, se encarrega da cobrança, e coloca a bola no fundo da rede, para empatar o jogo.
Empurrado pela torcida, o Alvinegro da Vila Belmiro foi em busca da vitória, e em boa trama pela esquerda, aos 40 minutos, Lucas Pires acha seu xará Barbosa na ponta esquerda e o camisa 22 cruza com categoria para a área. Angulo se antecipa a marcação para estufar a rede colocar o Peixe novamente na frente do placar e marcar também o seu primeiro gol pelo Peixe.
Nos minutos finais o Santos FC cadenciou a partida, e esperou o apito final para comemorar mais uma grande vitória.
FICHA TÉCNICA
Santos FC 3 x 2 Universidad Católica de Quito (EQU)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Data: quarta-feira, 13 de abril de 2022
Horário: 19h15
Público: 9.424
Renda: R$ 263.352,50
Cartões Amarelos: Willian Maranhão, João Paulo e Fábian Bustos (treinador) (SFC); Anangonó, Yuber Mosquera, Facundo Martínez e Cevallos (UCQ)
Gols: Jhojan Julio aos 16min, Cristian Martínez aos 25min e Kevin aos 42min do primeiro tempo; Léo Baptistão (p) aos 30min e Bryan Angulo aos 40min do segundo tempo.
Santos FC: João Paulo; Madson, Eduardo Bauermann, Maicon e Lucas Pires; Willian Maranhão (Vinícius Zanocelo), Rodrigo Fernández (Gabriel Pirani) e Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Bryan Angulo, Jhojan Julio (Lucas Barbosa) e Lucas Braga (Ângelo). Técnico: Fábian Bustos
Universidad: Cuero; Anangonó; Bryan Caicedo, Yuber Mosquera e Cortez (Rivas); Kevin Minda, Facundo Martínez, Zamora (Cevallos) e Alzugaray; Ismael Díaz e Cristian Martínez (Ordóñez). Técnico: Miguel Rondelli