Em virada emocionante nos minutos finais, Meninos da Vila eliminam Fortaleza e vão às semifinais da Copinha

O Santos FC se classifica às semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fortaleza na noite desta quinta-feira (19). No Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (SP), os gols do Peixe foram marcados por Thiago Balieiro e Ivonei.

Na nova fase, assim como em 2022, o Peixe terá pela frente o América (MG) no domingo (22), mas ainda aguarda definições da FPF para horário e local.

O jogo

Por conta de problemas com os refletores de um dos quatro cantos do estádio Bruno José Daniel, o início da partida, programado para as 21h45, teve um atraso de 43 minutos.

Com dez minutos de jogo, o Peixe já chegou levando muito perigo à meta adversária. Patati recebeu belo passe infiltrado e cruzou para a área, encontrando Ivonei. Dentro da grande área, o camisa 8 teve calma, dominou e passou para Fernandinho chegar chutando. A finalização com muita força do camisa 11 saiu sobre o travessão.

Seis minutos depois, o Peixe pressionava no ataque e fez a bola chegar a Kevyson, pela ala esquerda. Próximo à grande área, o lateral arriscou batida cruzada, mesmo sem ângulo, e parou em defesa do goleiro Bruno Guimarães, em dois tempos.

Com 21 minutos, Ivonei recebeu passe de Paulo César na entrada da área, pela esquerda do campo ofensivo. O camisa 8 e capitão santista na noite foi rápido para tentar finalizar, mas parou em nova defesa de Bruno, que desviou em escanteio.

Já com 36 minutos jogados, Zabala acertou lançamento perfeito, que deixou Paulo César cara a cara com o goleiro. O camisa 19 foi travado na finalização, mas a bola acabou sobrando para Ivonei. Na batida colocada que buscava o canto direito, o camisa 8 mandou a bola a centímetros da trave, levando muito perigo mais uma vez.

Na segunda etapa, com cinco minutos de bola rolando, o Fortaleza fez 1 a 0 com gol de cabeça. Amorim recebeu cruzamento de Riquelme pela esquerda e concluiu com firmeza para as redes do canto direito.

Três minutos depois, o Peixe tentou responder com pressão no ataque. Ivonei foi travado na finalização, mas fez a bola chegar a Matheus Nunes. Com desvio na marcação, a finalização do camisa 20 santista saiu sobre o travessão, em escanteio.

E foi com 13 minutos da segunda etapa que o Peixe igualou o marcador com gol, também de cabeça, de Thiago Balieiro. Paulo César cobrou escanteio fechado pela esquerda e encontrou o zagueiro próximo à primeira trave. Balieiro subiu mais que os marcadores e testou com firmeza para o fundo das redes.

E já com 41 minutos jogados na segunda etapa, o Peixe chegou mais uma vez com muito perigo. Depois de cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Ivonei, na entrada da área. De costas para o gol, o camisa 8 ajeitou para Gabriel Bontempo, que finalizou para fora, a poucos centímetros da trave direita.

Depois de nova queda de energia nos minutos finais da segunda etapa, o jogo teve mais 15 minutos de paralisação. Logo no retorno, o Peixe teve escanteio pela direita e JP Chermont cruzou na cabeça de Zabala, que desviou à esquerda da meta.

E nos acréscimos, Ivonei marcou, novamente de cabeça, o gol que deu a classificação ao Santos FC. Diogo Correia cruzou da esquerda com precisão na cabeça do meio campista, que estufou as redes e correu pro abraço.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 1 FORTALEZA

Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
Horário: 21h45
Árbitro: Guilherme Nunes de Santana
Assistentes: Luiz Henrique Rodrigues Pimentel e Alison Alberto dos Santos
Cartão Amarelo: (FOR) Riquelmo e Matheus; (SFC) Hyan e Ivonei
Gols: (FOR) Amorim, aos 5′ do 2°T; (SFC) Thiago Balieiro, aos 13′ e Ivonei, aos 65′ do 2°T
Santos FC: Edu Araujo; Cadu (JP Chermont), Thiago Balieiro (André Klaus), Zabala e Kevyson (Diogo Correia); Rafael Moreira, Hyan (Matheus Nunes) e Ivonei; Weslley Patati (Souza), Fernandinho e Paulo César (Gabriel Bontempo). Técnico: Orlando Ribeiro
Fortaleza: Bruno Guimarães; Júlio Henrique, Kauã, Patrick e Matheus; Breno Ricardo, Ryan Guilherme, Riquelme (João Henrique) e Amorim (Gustavo); Riquelmo (Wendel) e Carlos Daniel. Técnico: Leandro Zago

(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Pular para o conteúdo