(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
A gerência de base do Santos FC não se preocupa somente com o desempenho de seus atletas dentro de campo, um exemplo disso está na visita da categoria Sub-17 ao campus da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) em Santos, na última quinta-feira (29). Na reta final do ensino médio, os Meninos da Vila conheceram um pouco sobre os cursos superiores a fim de expandirem seus horizontes na formação acadêmica.
Os garotos do Peixe passaram a tarde de quinta-feira assistindo palestras, fazendo atividades e visitando os laboratórios dos cursos de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e serviço social. Ex-aluno da universidade e assistente social do Santos FC, Fernando Fernandes ressalta a relevância desta atividade para a formação dos atletas do Peixe.
“É um momento de fortalecimento, que proporciona aprendizagem. Esse acesso à universidade agrega muitos valores. Eles se sentem pertencentes disso e adquirem uma grande noção das áreas que lidam diretamente no clube, como educação física, fisioterapia e psicologia. Isso é de grande importância para a formação dos garotos. Não só como atletas, mas como cidadãos também, algo que o Santos FC prioriza. Fico feliz de ver a empolgação dos meninos. Já vemos eles empolgados, falando sobre possíveis cursos que gostaram de fazer”, comentou.
Professor da UNIFESP e coordenador da visita dos Meninos da Vila à universidade, Rafael Lambertucci comemora a integração com os jogadores e parabeniza o Santos FC pela iniciativa.
“A visita foi de extrema importância para os garotos do Santos FC e para nós da universidade. Acho que foi uma boa oportunidade para eles terem contato com algo próximo com cursos das áreas que eles têm contato no dia a dia do clube. A vinda deles ajuda a expandir a compreensão que eles tem sobre essas áreas e, além disso, a possibilidade deles se inserirem em um curso superior. Eu quero parabenizar o Santos FC, que é um clube e instituição que tem uma visão diferente, que consegue perceber o quanto isso é positivo para os atletas. Foi um prazer recebê-los e as portas estão abertas para futuras ações”, ressaltou o professor.
No segundo ano do ensino médio, o zagueiro Gustavo Cipriano não escondeu o sorriso ao falar sobre a visita ao centro universitário. “A visita foi incrível. Tivemos momentos sérios e momentos descontraídos. Eu gostei muito. Ainda não tenho nenhum curso em mente, mas já dá um incentivo para estudar. É importante ver outras áreas fora do futebol”.
Decido a estudar educação física, o lateral Rhuan fez questão de contar como foi a visita da base santista. Muito maduro, o Menino da Vila ressaltou a importância deste feito para ele e seus companheiros.
“Tudo foi muito interessante. Começamos a ver o que vamos vivenciar daqui alguns anos, quando formos para a faculdade. Eu gostei bastante do laboratório de anatomia. Conhecemos muito o corpo humano. Não tem como não sair daqui com o pensamento positivo. Conhecer tudo isso de perto é fantástico. É importante o Santos FC fazer isso, não só para a carreira de atleta, mas também para a nossa vida como um todo”, comentou.