Em jogo marcado pela polêmica falta de fair play do atacante Renato Marques após lesão do goleiro João Paulo, o Santos FC acabou sendo derrotado por 2 a 1 pelo América-MG na noite desta sexta-feira (24), na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O gol santista foi marcado por Willian Bigode.
Apesar do revés, o Peixe segue na liderança da competição, com 15 pontos. Na 8ª rodada, os comandados de Fábio Carille recebem o Botafogo-SP no próximo dia 3 (segunda-feira), às 20h, no estádio do Café, em Londrina.
O jogo – O equilíbrio já era esperado no duelo entre o líder Santos FC e o América-MG, que estava invicto na competição. O começo da partida foi estudado, com poucas chances para os dois lados. A primeira chegada aconteceu aos cinco minutos, quando Gil aproveitou rebote em escanteio e chutou por cima da meta.
Aos 14 minutos, porém, o lance mais polêmico da Série B foi protagonizado por Renato Marques. O atacante do América-MG aproveitou uma séria lesão do goleiro João Paulo para roubar a bola e, ignorando completamente o fair play, empurrar para o fundo das redes, abrindo o placar para os donos da casa.
Revoltados com a atitude do atleta da equipe mineira, o elenco do Santos FC devolveu a bola na saída de jogo e aplaudiu de forma irônica a ausência de fair play no lance. João Paulo precisou ser substituído com suspeita de lesão tendínea no tornozelo esquerdo e Gabriel Brazão fez sua estreia com a camisa alvinegra.
Além disso, o Peixe resolveu responder na bola e foi em busca do empate. Aos 29, Gonzalo Escobar tocou por cima para Willian Bigode pela esquerda. Com muita categoria, o atacante dominou e encheu o pé para colocar 1 a 1 no marcador da Arena Independência.
Na segunda etapa, o Santos FC voltou bem melhor que o América-MG e pressionou bastante. Aos 16 minutos, Joaquim subiu sozinho após cruzamento e e testou firma para defesa do goleiro Dalberson. Na sequência, Giuliano acionou Willian Bigode em rápido contra-ataque. A defesa da equipe mineira, porém, afastou.
Apesar do bom momento santista, quem chegou ao segundo gol foi o América-MG. Aos 21, Adyson Benítez achou ótimo passe para Juninho, que dominou na área e mandou no canto direito de Gabriel Brazão.
Após o tento sofrido, o Alvinegro Praiano não conseguiu retomar a pressão inicial e o duelo acabou mesmo terminando com vitória do América-MG por 2 a 1 em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 1 SANTOS FC
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de maio de 2024 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: AMÉRICA-MG: Adyson, Marlon, Éder, Benítez. SANTOS FC: Willian Bigode.
GOLS:
AMÉRICA-MG: Renato Marques, aos 14 do 1T; Juninho, aos 21 do 2T;
SANTOS FC: Willian Bigode, aos 29 do 1T;
AMÉRICA-MG: Dalberson; Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho e Moisés (Benítez); Adyson (Felipe Azevedo), Renato Marques (Brenner) e Fabinho (Vitor Jacaré).
Técnico: Cauan de Almeida.
SANTOS FC: João Paulo (Gabriel Brazão); JP Chermont (Hayner), Joaquim, Gil e Gonzalo Escobar; Tomás Rincón (Nonato), Diego Pituca e Giuliano; Otero (Serginho), Weslley (Patrick) e Willian Bigode.
Técnico: Fábio Carille.
(Fotos: Raul Baretta/ Santos FC)