Na tarde desta segunda-feira (19), em mais uma iniciativa do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão, foram realizadas palestras em alusão ao Setembro Verde (mês da luta pela inclusão de pessoas com deficiência), no Salão Vidal Behor Sion, na Vila Belmiro.
Em parceria com o Lar das Moças Cegas, desde 2006, o Santos FC possui uma das principais equipes de Goalball do Brasil. E as primeiras palestras foram ministradas pela professora Valéria Cristina da Silva, Professora de Orientação e Mobilidade com Pós graduação em Educação Especial, e pelo Coordenador de Comunicação do Lar, Kaio Nunes dos Santos.
Leomon Moreno e Paulo Saturnino, dois dos principais atletas do time de Goaball do Peixe, falaram na sequência, e contaram um pouco sobre a sua trajetória em um dos principais esportes paralímpicos do Brasil: “Conseguimos mostrar um pouco como é o nosso dia a dia. É muito importante as pessoas terem essa noção para aumentar ainda mais a empatia e a solidariedade”, disse Leomon. Paulo também comentou sobre a experiência, e saiu satisfeito com o resultado: “Havia muitos jovens na palestra, e conseguimos deixar o ambiente mais descontraído. Dessa forma, ficou mais fácil deles entenderam que também temos a nossa vida normal”.
A equipe sub-17 acompanhou a palestra, e o zagueiro Diego Santos ficou positivamente surpreso: “Essas ações são muito importantes. Eu não conhecia o cotidiano deles e me surpreendi. Agora consigo entender um pouco melhor a vida de uma pessoa com deficiência visual”, disse o defensor.
Fotos: (Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)