Por Gabriel Santana, do Centro de Memória
O Santos ganhou dois títulos de torneios Rio-São Paulo no mesmo dia 27 de março. Um em 1963, outro em 1966. Vamos às histórias de ambos…
Baile no Flamengo e Taça
Em pleno Maracanã, em 27 de março de 1963, uma quinta-feira, o Santos conquistava pela segunda vez o Torneio Rio-São Paulo e com uma rodada de antecedência. Naquele dia, 45.988 espectadores pagaram ingresso para ver o Santos vencer o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, com gols de Coutinho, Dorval e Pelé, todos no segundo tempo.
O técnico Lula levou a campo o chamado “time dos sonhos” e a torcida assistiu a mais um espetáculo da constelação de craques formada por Gylmar, Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Batista), Pelé e Pepe.
Para chegar ao título o Alvinegro disputou oito partidas, com seis vitórias, um empate e uma derrota, marcando 29 e sofrendo 12 gols. Os artilheiros do time no certame foram: Pelé (14 gols), Mengálvio e Coutinho (4), Lima, Pepe e Dorval (2) e Nenê, com um gol.
Curiosidade: Na última partida do torneio, disputada no dia 31 daquele mês de março, o Peixe, já campeão, perdeu para o Botafogo pelo placar de 3 a 1, no Maracanã. Por falta de datas, essa partida teve dupla validade, já que valeu para o torneio Rio-São Paulo/1963 e também para a Taça Brasil/Campeonato Brasileiro de 1962 – competição que o Santos acabou conquistando dois dias depois, com uma vitória esmagadora sobre o mesmo Botafogo, no mesmo Maracanã, por 5 a 0.
Campeão com dois a menos
Ao empatar sem gols com o Corinthians, em 27 de março de 1966, um domingo, no Pacaembu, diante de 43.602 torcedores, o Santos sagrava-se campeão do Torneio Rio-São Paulo pela quarta vez em sua história.
O Alvinegro terminou a partida com dois jogadores a menos, pois o árbitro Ethel Rodrigues expulsou Coutinho e Mengálvio ainda no primeiro tempo. Porém, com muita garra e uma brilhante atuação do goleiro Laércio, o time assegurou o empate.
O Peixe disputou nove partidas no torneio, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Marcou 18 gols e sofreu outros 11. Toninho Guerreiro, com cinco gols, foi o artilheiro da equipe.
A grande peculiaridade dessa competição foi a quantidade de clubes campeões. Ao final do turno único previsto pelo regulamento, quatro equipes ficaram empatadas em primeiro lugar. Além do Santos, Corinthians, Botafogo e Vasco também alcançaram a liderança e posteriormente foram declarados vencedores do torneio.
Como jogadores das quatro equipes alvinegras foram convocados para defender a Seleção Brasileira em amistosos visando a Copa do Mundo da Inglaterra, e devido à falta de datas para realizar os jogos restantes para definir o campeão do torneio, as federações do Rio de Janeiro e de São Paulo declararam os quatro times campeões.