Departamento de Futebol de Base e de Futsal são oficialmente integrados

Departamento de Futebol de Base e de Futsal são oficialmente integrados

O presidente José Carlos Peres assinou, em 01 de março, a integração entre o Departamento de Futebol de Base e Departamento de Futsal. O anúncio oficial aconteceu na quinta-feira (08), na sala do Conselho Deliberativo, na Vila Belmiro.

Com isso, o futsal do Peixe agora faz parte do Departamento de Futebol de Base, agregando toda estrutura necessária para o crescimento da modalidade e captação de novos Meninos da Vila.

O gerente de base Marco Antônio Maturana acredita que esse novo processo é extremamente importante para o Santos FC. “Quando lembramos da infância de Robinho e Neymar com a bola, a primeira coisa que recordamos são esses moleques rabiscando no futsal. Não tenho dúvida que em pouco tempo veremos mais um Menino da Vila oriundo do futsal, fazendo a alegria de toda nação santista”.

Essa integração vai contemplar, no primeiro momento, os atletas com idades de 07 a 13 anos. O coordenador do Futsal, Rodrigo Neves, disse que um dos fatores importantes dessa integração é fazer como que os treinadores de futsal tenham liberdade para observar e captar jogadores em qualquer lugar que o Santos FC jogue. “O futsal é a primeira porta de entrada no Clube. O garoto chega aqui aos 7 anos, e desde pequeno viaja com a gente pelo o Brasil e o mundo, onde temos o privilégio de conhecer inúmeros atletas, portanto como funcionários do Santos FC, como olhos do clube, nossos treinadores agora além de orientar nossos jogadores tem também a importante missão de captar, iniciar e capacitar o futuro atleta de base”. A proposta principal é que as duas comissões técnicas trabalhem em conjunto na captação e formação de novos talentos com o objetivo único de fomentar as categorias de base.

Supervisor de Futsal, José Alexandre (Barata), concorda que a implantação da integração faz parte de um processo extremamente importante para que o Santos FC, e que a comissão unificada já planeja para 2019 a possibilidade de um elenco único para as categorias Sub 10, 11, 13 e 15, facilitando essa integração entre quadra e campo. “Ao longo dos anos, inúmeros atletas de prestígio nacional e mundial foram formados nas categorias de base do Santos, tivemos a oportunidade de observar em nossa quadra atletas que renderam receita considerável ao clube, podemos citar Robinho, Diego, Gabriel (Gabigol), Neymar, Felipe Anderson, Emerson Palmieri, Alan Patrick”.

Outros atletas que iniciaram suas carreiras no futsal e se tornaram profissionais no Santos FC foram: Adriano, Renato (Renatinho), Neilton, Lucas Otávio, Fernando Medeiros, Vitor Andrade, Marcelo, Thiago Carleto, Dionísio, Bruno Moraes, Serginho, Lucas Crispin, Edmilson, Diego Monar, Anderson Carvalho e Felipe (Goleiro). Lembrando que o atual elenco profissional o Santos FC conta três atletas que já tiveram passagem pelo nosso futsal: Yuri Alberto, Rodrygo e Gabriel (Gabigol).

(Texto e fotos: Maikon Camargo/Santos FC)