Com Serginho Chulapa, conquista do Paulista de 1984 será homenageada no MorumBis

1984. Um ano histórico para todos os torcedores santistas. Um gol que fez o Morumbi tremer de tanta alegria, com mais de 110 mil pessoas presentes. Uma vitória, por 1 a 0 contra o Corinthians, que deu ao Santos FC o título de Campeão Paulista. Para comemorar e relembrar os 40 anos desse feito, será prestada uma grande homenagem, em parceria com o movimento Santos Mais Popular, ao Ídolo Eterno Serginho Chulapa, autor do gol. Além disso, os atletas jogarão, contra o São Bernardo, com o uniforme que marcou a época: camisa listrada e shorts branco.

O Jogo

No dia 02 de dezembro de 1984, o Santos FC sagrava-se, pela 15ª vez Campeão Paulista, ao vencer, no Estádio do Morumbi, a equipe do Corinthians pelo placar de 1 a 0, com Serginho Chulapa marcando o gol da vitória, perante um público de 111.345 pagantes que assistiram naquele domingo a conquista incontestável na capital paulista.

O time campeão formou com Rodolfo Rodriguez; Chiquinho, Márcio Rossini, Toninho Carlos e Toninho Oliveira (Gilberto Sorriso); Dema, Paulo Isidoro e Humberto; Lino, Serginho Chulapa e Zé Sérgio (Mario Sérgio). O técnico era o saudoso Carlos José Castilho.

O gol

O Campeonato Paulista de 1984 voltou aos tempos dos pontos corridos. O Peixe liderou desde o começo, alcançando a última rodada com vantagem de um ponto sobre o Corinthians, que buscava o tricampeonato.

O empate, na grande final, já daria o título ao Alvinegro Praiano. Mas Zé Sérgio avançou, cortou, ficou frente a frente com o zagueiro Juninho e de repente tocou à sua esquerda, buscando Humberto. Este conseguiu cruzar, rasteiro, antes da chegada de Juninho. A bola passou por todos, até pelo goleiro Carlos, que pulou e ficou à mercê de Serginho, que só tocou para o gol, de esquerda, e correu para festejar com a imensa torcida santista e com seus companheiros.

O gol, o único da decisão, tornou Serginho o artilheiro do Campeonato, com 16 gols, empatado com Chiquinho, do Botafogo de Ribeirão Preto. Além de segundo ataque mais positivo, com 54 gols, o Santos FC teve a defesa menos vazada, com apenas 19 gols, e o melhor saldo positivo, 35 gols.

Pular para o conteúdo