Com pênalti defendido por Jackson e fim de jogo emocionante, Santos FC vence Fortaleza fora de casa e conquista primeiros três pontos no Brasileiro Sub-17

O Santos FC venceu o Fortaleza fora de casa pelo placar de 3 a 2, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. No CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú (CE), os gols santistas que garantiram os três primeiros pontos no grupo B foram marcados por Rodrigo Cezar (duas vezes) e JP Chermont. Ainda na primeira etapa, o goleiro santista, Jackson, defendeu pênalti e também foi decisivo na vitória desta quarta-feira (12).

O Sub-17 do Alvinegro Praiano volta a campo no sábado (15), quando recebe a Ferroviária no CT Rei Pelé, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. A partida tem início marcado para as onze horas da manhã.

Na próxima rodada do Brasileiro Sub-17, o Peixe recebe o Grêmio também no CT Rei Pelé, mas na próxima quarta-feira (19). A terceira partida dos Meninos da Vila nesta primeira fase tem início marcado para as 15 horas.

O jogo

O Peixe chegou com perigo aos doze minutos, após escanteio pelo lado esquerdo. JP Chermont alçou a bola à área e ela acabou sobrando para Kenay, que chegava na meia-lua. O camisa 8 santista matou a bola no peito, mas finalizou para fora, à direita da meta.

Seis minutos depois, o árbitro José Denis Garcês Lima assinalou pênalti para o Fortaleza. O camisa 10, Landerson, foi para a cobrança e parou em grande defesa do goleiro Jackson no canto inferior esquerdo. No rebote, Jackson defendeu mais uma vez e afastou definitivamente o perigo.

Com 27 minutos, o Santos FC teve falta para cobrar pela esquerda do campo de ataque. Souza cruzou a bola para a área e ela passou por todo mundo, chegando a João Alencar, que aparecia pela segunda trave. Atrapalhado pela marcação, o zagueiro tentou concluir para a rede mas, com desvio, ganhou escanteio pela direita.

Já aos 39, Rodrigo Cezar inverteu o jogo para Murillo Pará, que abriu com JP Chermont, pela direita. O lateral santista tirou de seu marcador e buscou finalização no canto direito, mas mandou para fora.

No segundo tempo, já nos primeiros segundos, o Peixe chegou com muito perigo em descida pela ala direita. Souza recebeu cruzamento no meio da grande área e finalizou de primeira. Com desvio no defensor do Fortaleza, a bola saiu pela direita, em escanteio.

Aos três minutos, em cobrança de falta pela intermediária ofensiva, Rodrigo Cezar tentou bater direto em gol, mas foi travado pela barreira. A bola no entanto, acabou sobrando para JP Chermont, pelo lado direito da grande área. Com finalização cruzada, o camisa 4 estufou as redes e abriu o placar em Maracanaú.

E aos 17 minutos, o segundo gol santista foi marcado pelo camisa 9, Rodrigo Cezar. Em contra-ataque pelo meio, Souza passou para Rodrigo, pela esquerda da área. Em mais uma finalização cruzada, ele superou o goleiro Pedrinho que tocou a bola, mas não impediu que balançasse as redes.

Pouco depois, aos 20, Mateus Xavier chegou em velocidade pela direita e bateu cruzado para carimbar a trave esquerda. No rebote, o próprio camisa 16 tentou completar para o gol, mas mandou para fora, a poucos centímetros da trave direita.

Aos 26, no entanto, o Fortaleza diminuiu o placar com um golaço de falta do camisa 10, Landerson. Da entrada da grande área, pela esquerda, o atacante do Fortaleza cobrou com perfeição no ângulo esquerdo, sem chances de defesa a Jackson.

E com 51 minutos, já nos acréscimos da segunda etapa, Mário marcou o gol de empate para a equipe da casa. Ele recebeu a bola pela esquerda da grande área e bateu cruzado, pelo alto, para superar o goleiro santista.

Mas aos 53, o Peixe conseguiu a vitória com gol de pênalti, marcado por Rodrigo Cezar. João Victor foi derrubado ao invadir a área em rápido ataque pela direita e, na cobrança, o camisa 9 do Peixe bateu com firmeza no canto inferior direito e superou o goleiro Pedrinho para marcar seu segundo gol em fim de jogo emocionante.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 2 X 3 SANTOS FC

Local: CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú (CE)
Data: quarta-feira, 12 de julho de 2023
Horário: 15h
Árbitro: José Denis Garcês Lima
Assistentes: Yuri Rodrigues Cunha e Francisco Marcondes Mendes Simão
Cartão Amarelo: (FOR) Felipe; (SFC) JP Chermont
Gol: (SFC) JP Chermont, aos 3′ e Rodrigo Cezar, aos 17′ e aos 53′ do 2ºT; (FOR) Landerson, aos 26′ e Mário, aos 51′ do 2ºT
Santos FC: Jackson; JP Chermont, João Alencar (Diego Matos), Samuel e Souza (Luca Meirelles); Lenin, Murillo Pará, Kenay (Mateus Xavier) e Lucas Yan (João Victor); Pedro Hian (Vinícius Lira) e Rodrigo Cezar. Técnico: Elder Campos
Fortaleza: Pedrinho; Yan (Naubert), João Lucas, Luiz Hyago (Anthony) e Arthur (Lucas Emanoel); Michel, Juan Rikelme, Kaic (Caio Wesley) e Felipe (Mário); Landerson e Endrio (Juan Fidelis). Técnico: Carlos Larocca

(Foto: Samuel Andrade/Fortaleza EC)

Pular para o conteúdo