A marca Santos FC está inserida de maneira espontânea no contexto do futebol mundial, principalmente pelos seus feitos na década de 60, assim como por ter revelado para o mundo Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, maior jogador de todos os tempos. Recentemente, a marca foi “rememorada”, após a conquista continental do Santos em 2011, revelando o jogador Neymar Jr e cia.
Com o objetivo de inserir de forma efetiva a marca no público aficionado e consumidor em todos os continentes, trazendo receitas ao Clube, principalmente através de produtos licenciados, o Santos FC criou as Representações Internacionais.
Este projeto envolve a divulgação e a retomada da marca Santos FC nos seguintes continentes: África, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania.
As representações serão núcleos de captação de associados, além de fomentarem novos negócios comerciais, intercâmbios esportivos e culturais.
Serão permitidas associações de estrangeiros no quadro social do Santos FC, o que hoje não é permitido em virtude do sistema de controle e cadastro através de número de CPF (restrito a brasileiros).
As associações de estrangeiros serão efetivadas através de envio de documento oficial comprobatório de identidade, para que seja resguardada a segurança do cadastro social nas eleições do Clube.
“O restabelecimento da marca Santos FC no mercado internacional será uma realidade, porque o Clube estará presente fisicamente em todos os continentes. Entendemos que o Santos FC, além de uma efetiva internacionalização de suas redes sociais, com textos traduzidos simultaneamente do português para o inglês e espanhol”, afirmou o presidente Orlando Rollo.
Futuramente as representações poderão constituir escritórios de negócios do Clube, nos citados continentes em seus países bases, assim que tornarem-se autossuficientes:
África: Angola e Moçambique
América do Norte: EUA
Ásia: China
Europa: Espanha, Noruega e Portugal
Oceania: Austrália
O representante do Peixe na América do Norte, mais precisamente no Estados Unidos, já está definido, e será Joshua, filho do nosso Rei Pelé.
Posteriormente o Santos FC poderá expandir suas bases em outros países estratégicos dos mencionados continentes.
Em uma primeira fase, o projeto contemplará a implantação de projetos sociais e humanitários, divulgação da marca Santos FC através de promoções e vendas de produtos oficiais, associação de torcedores estrangeiros e intercâmbios esportivos.
As representações internacionais funcionarão de maneira diferente das Embaixadas do Peixe, que são núcleos de associados que atuam como canal de comunicação de seus associados em uma determinada base territorial definida.
Estratégias de marketing, administrativas e financeiras encontram-se em estudo preliminar para projetar as possibilidades de inserção efetiva do Santos FC entre as principais esportivas/futebolísticas do mundo.
Existem diversos tipos de mercados internacionais, considerando-se amplitude e alcance da marca a ser divulgada e consumida. O Santos FC em face de sua herança esportiva, contendo em seu histórico importantes conquistas internacionais, está apto a pleitear uma vaga no seleto grupo de equipes esportivas de alcance e reconhecimento global.
O Capital Esportivo do Santos FC é reconhecido mundialmente, é expressivo, entretanto precisa ser melhor difundido para as novas gerações de entusiastas do mercado de futebol global, para que estes possam consumir a marca.