Em sua reestreia à frente do Santos Futebol Clube, o técnico Elano Blumer convocou 23 jogadores para a partida contra o Alético-MG, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017, que será disputada no sábado (4), às 17 horas, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP). A principal novidade é o jovem Rodrygo, de apenas 16 anos, chamado pela primeira vez para uma partida da equipe principal. O argentino Emiliano Vecchio está de volta após duas partidas fora. O colombiano Jonathan Copete não se recuperou a tempo de conjuntivite e foi vetado. Jean Mota e Matheus Jesus, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, desfalcam o Peixe. Yan, em excursão na China com o time Sub-20, também não concentrou. Gustavo Henrique, Zeca, Vitor Bueno, Léo Cittadini e Nilmar seguem fora.
Rodrygo é um dos destaques das categorias de base do Santos FC. Até o momento na equipe Sub-17, o jovem foi chamado pelo técnico Elano para ter sua primeira experiência com o time principal no início da semana. Na terça-feira (31) ele passou a treinar com os demais profissionais e, na sexta-feira (3), viu seu nome pela primeira vez na lista de relacionados. No “time de cima” o Menino da Vila irá vestir a camisa número 43.
O craque argentino Emiliano Vecchio está de volta após desfalcar o Santos FC nas partidas contra Atlético-GO e São Paulo. Na primeira ficou fora devido suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já no clássico, foi vetado pelo departamento médico devido infecção intestinal.
Jonathan Copete se apresentou na segunda-feira (30) com os olhos inchados. Ao passar pelo departamento médico, foi diagnosticado com conjuntivite. Ele foi dispensado dos treinos de segunda, terça (31), quarta (1) e quinta-feira (2). Na sexta-feira (3), já recuperado, voltou a treinar com os demais atletas, mas não houve tempo suficiente de treinamento para recuperar as condições físicas adequadas para jogar.
Jean Mota e Matheus Jesus receberam o terceiro cartão amarelo no clássico contra o São Paulo e desfalcam o Santos FC contra o Atlético-MG.
O volante Yan, que ainda não foi convocado para nenhuma partida na Temporada 2017, viajou com a equipe Sub-20 para um torneio que será disputado na China. Como a competição é para atletas nascidos até 1994, ele pôde ser inscrito. O projeto do departamento de futebol é que o irmão gêmeo de Yuri pegue ritmo de jogo, já que, neste ano, ele participou apenas de treinos físicos, técnicos, táticos, recreativos e jogos-treino.
O zagueiro Gustavo Henrique foi submetido a artroscopia no dia 5 de outubro devido de sintomas relacionados a lesão do menisco medial do joelho esquerdo, que se intensificaram após entorse ocorrido no jogo contra o Corinthians, no dia 10 de setembro. Ele já iniciou trabalhos de recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.
O camisa 19 Léo Cittadini foi submetido a procedimento cirúrgico no dia 2 de outubro para tratamento de luxação gleno umeral recidivante do ombro esquerdo. A operação foi efetuada pelo especialista em cirurgia do ombro e cotovelo Dr. Benno Ejnisman no Hospital Israelita Albert Einstein, na Unidade Morumbi, em São Paulo (SP). A cirurgia, que não era de urgência, aconteceu antes das férias de fim de ano em comum acordo entre atleta, DM e comissão técnica com o intuito do jogador estar restabelecido para a pré-temporada 2018.
Vitor Bueno é desfalque certo até a temporada 2018, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 1º de julho. Ele passou por cirurgia de reconstrução do LCA no dia 6 de julho.
O Santos FC acatou a solicitação do atacante Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do departamento médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível.
O lateral-esquerdo Zeca não comparece no CT Rei Pelé desde o dia 25 de outubro. Seu caso está entregue aos departamentos Pessoal e Jurídico do Santos FC.
Os demais atletas não foram convocados para a partida de sábado (4) por decisão da comissão técnica.
Veja a lista dos 23 atletas relacionados pelo técnico Elano Blumer para o jogo entre Santos FC e Atlético-MG:
Goleiros
Vanderlei e Vladimir
Zagueiros
David Braz, Fabián Noguera, Lucas Veríssimo e Luiz Felipe
Laterais
Caju, Daniel Guedes e Victor Ferraz
Meio-campistas
Alison, Emiliano Vecchio, Lucas Lima, Matheus Oliveira, Renato, Serginho e Yuri
Atacantes
Arthur Gomes, Bruno Henrique, Kayke, Lucas Crispim, Ricardo Oliveira, Rodrygo e Vladimir Hernández
Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC