Após a reapresentação oficial na última quarta-feira (14), o Santos FC segue com as avaliações de pré-temporada nesta quinta (15), no CT Rei Pelé, e já contou com as presenças do atacante Stiven Mendoza e do lateral-direito João Lucas.
Novos contratados do Peixe para 2023, os atletas se apresentaram ao clube durante a manhã e já iniciaram os trabalhos ao lado do restante do elenco. O lateral-esquerdo Felipe Jonatan, liberado para acompanhar o nascimento do filho, se reapresentará nos próximos dias.
Contando com 37 atletas à disposição para o início da pré-temporada, o Departamento Médico do Santos FC dividiu o elenco em três grupos para realizar as avaliações de forma simultânea e otimizar o tempo antes do início dos treinos com bola.
“Esse início de pré-temporada é um momento muito importante para o ano inteiro, pois é onde nós estudamos, avaliamos as necessidades dos atletas e conseguimos corrigir algum desequilíbrio, harmonizando o grupo para que ele possa desempenhar o máximo possível. Alguns grupos ficam internos, fazendo atividades avaliativas, enquanto o outro grupo vai para o campo fazer trabalhos específicos. E nisso a gente consegue gerar carga de treinamento para que eles possam entrar em um ambiente competitivo o mais rápido possível”, afirmou Charles Costa, coordenador do Núcleo de Saúde do Santos FC.
Entre quarta (14) e sexta (16), todos os jogadores do Alvinegro Praiano passarão por exames cardiológicos (ergoespirometria, ecocardiograma, clínico e odontológico), laboratoriais, fisiológicos, testes quantitativos com a fisioterapia (isocinético e saltos) e físicos (no campo).
A grande diferença dessas avaliações atuais em comparação com anos anteriores é que, em parceria com a Vyaire Medical e a Santos Clinic, o Peixe realizou todo o procedimento dentro do CT Rei Pelé, sem precisar fazer o deslocamento para São Paulo. Com isso, o elenco inteiro estará liberado para o início dos treinos com bola a partir da tarde desta sexta-feira (16).
“Isso foi muito importante. A diretoria nos permitiu trazer toda essa estrutura tecnológica de exames cardiológicos e outros aparelhos importantes para dentro do CT. Isso otimizou muito as nossas ações, pois conseguimos acelerar os processos, já que não precisamos levar os atletas para São Paulo, e os resultados saíram rapidamente. Até amanhã, no período da tarde, 100% dos atletas estarão aptos para treinar no gramado com a comissão técnica”, concluiu Charles.