O Santos FC é campeão do Campeonato Paulista Sub-17 de 2024! No segundo jogo da final, o Peixe venceu o São Paulo por 2 a 1 e, com placar agregado de 5 a 3, volta a conquistar o título estadual na categoria depois de dez anos! No confronto decisivo da tarde deste sábado (9), os gols santistas foram marcados por Vinícius Lira e João Alves. O clássico teve mando dos adversários no Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia (SP).
O jogo
Logo no início da primeira etapa, aos três minutos, Vinícius Lira teve escanteio para cobrar pelo lado direito. Ele cruzou para a área e, depois de bate e rebate, a bola acabou nos pés de Luca Meirelles. O camisa 9 foi rápido para finalizar com força, mas foi travado por um marcador, que afastou o perigo.
E foi com apenas sete minutos que o Peixe abriu o placar em Cotia. Em nova cobrança de escanteio, desta vez pelo lado esquerdo, Padula cruzou na direção da segunda trave e encontrou João Ananias. De cabeça, o zagueiro santista ajeitou para o meio da área e encontrou o lateral esquerdo, Vinícius Lira. Bem colocado e oportunista, o camisa 3 chegou completando com firmeza, também de cabeça, para o fundo das redes.
Passando a primeira metade do primeiro tempo, o goleiro João Pedro ligou com as mãos contra-ataque pelo meio, acionando Pepê Fermino. O camisa 10 arrancou em direção à grande área e, chegando na entrada dela, abriu para Padula pela ponta direita. O camisa 7 chegou batendo cruzado e parou em defesa de João Nazari em dois tempos.
Já com 40 minutos, Vinícius Lira tabelou com Mateus Xavier pela ponta esquerda e, ao receber a devolução, cruzou para o meio da área. A bola chegou muito alta para Luca Meirelles cabecear, mas encontrou Lucas Jaime. O capitão santista soltou uma bomba de pé direito, mas foi bloqueado por um defensor adversário.
No segundo tempo, com quatro minutos, João Pedro ligou mais um contra-ataque com reposição rápida e inteligente para Mateus Xavier. Pela ponta esquerda, ele cortou para o meio e chegou até a entrada da área. De lá, passou para Luca Meirelles, chegando pela ponta esquerda. O centroavante ajeitou para finalizar com muita força, mas mandou para fora.
Aos nove, Rafael Gonzaga lançou Luca Meirelles pela ponta esquerda. Ele invadiu a área e bateu mais uma vez com muita força. A finalização cruzada levou muito perigo, mas saiu à esquerda da meta.
Dez minutos depois, o São Paulo empatou o jogo de volta, ainda ficando atrás no placar agregado. Calci aproveitou rebote depois de cruzamento para a área e mandou a bola com perfeição no ângulo direito, sem chances de defesa a João Pedro.
Já aos 35, Luca Meirelles recebeu bola afastada pela defesa pela esquerda do ataque e, distante dos companheiros, levou até a entrada da área para finalizar. Com muita força, ele mandou a bola à direita da meta.
Com 38 minutos, o Peixe teve escanteio pela direita e depois de bate e rebate na área, a bola acabou sobrando para Juninho. O atacante finalizou no reflexo e desviou a bola por cima do gol.
No minuto seguinte, Luca Meirelles invadiu a área pela ponta esquerda e passou para Murillo Pará, com espaço para chegar chutando. Sem muita força, ele finalizou no canto inferior esquerdo e parou em defesa segura do goleiro.
No primeiro minuto dos acréscimos, João Alves marcou o gol da vitória para garantir o título ao Santos FC. Ele fez boa triangulação com Luca Meirelles pela direita da grande área e, ao receber a devolução, finalizou como pôde para estufar as redes.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 SANTOS FC
Local: Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia (SP)
Data: sábado, 9 de novembro de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Rodrigo Fernandes Júnior
Assistentes: Rodrigo Schmidt e Rian Carlos Lopes
Cartão amarelo: (SPFC) Lucca e Pedro Ferreira
Gols: (SFC) Vinícius Lira, aos 7′ do 1ºT e João Alves, aos 41′ do 2ºT; (SPFC) Calci, aos 19′ do 2ºT
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, João Ananias (João Alencar) e Vinícius Lira (Rafael Gonzaga); Gabriel Paes (Cabelo), Lucas Jaime (Diego Ferreira) e Pepê Fermino (Murillo Pará); Padula (João Alves), Mateus Xavier (Juninho) e Luca Meirelles. Técnico: Elder Campos
São Paulo: João Nazari; Angelo, Igão, Hugo e Nicolas; Bezerra, Polin (Calci) e Pedro Ferreira; Lucca, Tetê (Takada) e Gustavo (Cássio). Técnico: Menta
(Foto: Bruno Vaz/Santos FC)