Com gol de Brena, Sereias da Vila vencem São Paulo fora de casa e saem na frente nas semifinais do Paulistão Feminino

O Santos FC venceu o São Paulo fora de casa, por 1 a 0, na partida de ida das semifinais do Campeonato Paulista de futebol feminino. O primeiro dos dois clássicos San-São aconteceu com mando das adversárias na Arena Barueri, em Barueri (SP), na noite desta segunda-feira (6) e o gol santista foi marcado por Brena.

A partida de volta do mata-mata do estadual acontece na próxima segunda-feira (13), mas com mando do Alvinegro Praiano na Vila Belmiro, em Santos (SP). Marcado para as 20h30, o duelo que decide vaga na final terá entrada gratuita ao torcedor do Santos FC, com torcida única. Qualquer empate leva o Alvinegro Praiano à decisão pelo segundo ano seguido.

O jogo

A primeira boa chegada do Santos FC ao campo de ataque surgiu aos dez minutos, de roubada de bola de Taina Maranhão no meio de campo. Pela esquerda, ela partiu em direção à área adversária e, ao invadi-la, fintou suas marcadoras para abrir espaço e finalizar. A batida cruzada, no entanto, parou em defesa segura de Carlinha.

Com 16 minutos, depois de passe infiltrado de Tayla pelo meio, Brena desviou de letra, deixando Ketlen cara a cara com Carlinha. A artilheira santista tentou tirar da goleira com corte curto, mas parou no bom bloqueio da adversária, que saiu bem da meta, fechando o ângulo da camisa 7.

Cinco minutos depois, o Peixe brigava para ficar com a posse da bola no campo ofensivo, até que Ketlen acionou Brena, na entrada da grande área. A capitã santista tentou finalização colocada no canto esquerdo, mas mandou sem muita força e parou em defesa segura da goleira.

Passada metade da etapa inicial, o Santos teve falta pela esquerda do ataque e Bia Menezes ajeitou para Thaisinha cruzar na direção de Tayla, que chegava pela direita da área. Com toque para o meio, a zagueira encontrou Brena, que arriscou um voleio, parando em nova defesa de Carlinha, no meio da meta.

Já com 39 minutos, Fabi Simões chegou ao ataque pela ala direita e cruzou na medida para Cristiane. No meio da área, a camisa 11 subiu mais que as marcadoras e buscou deslocar a goleira, cabeceando na direção do canto esquerdo. A bola, no entanto, carimbou o pé da trave, antes de ser afastada pela defesa.

Antes do intervalo, com 44 minutos, Yaya recebeu passe de Brena pela intermediária ofensiva e, mesmo de longe, arriscou finalização. A batida cruzada saiu sem direção e passou à esquerda da meta.

Na primeira metade da segunda etapa, as Sereias da Vila dominaram as ações no campo de ataque. Com a equipe adversária bem fechada defensivamente, o Peixe não conseguia transformar a superioridade na posse de bola, em chances reais de gol.

Com 19 minutos, Taina Maranhão recebeu pela ponta direita e cruzou com força para a grande área. Ketlen chegou de trás e tomou a frente da marcadora para cabecear. A bola ganhou a direção do canto esquerdo, mas parou em defesa segura de Carlinha.

Aos 26, Brena recebeu passe de Thaisinha pelo meio e, de fora da área, arriscou uma bomba de pé direito. A finalização da capitã do Peixe acabou subindo demais e saiu sobre o travessão.

No minuto seguinte, Cristiane puxou contra-ataque pela direita e fintou suas marcadoras para conseguir finalizar da entrada da área. A batida colocada da camisa 11 buscava o ângulo esquerdo, mas foi bloqueada em nova defesa de Carlinha.

E foi com 35 minutos que o Peixe abriu o placar em Barueri. Jane recebeu a bola pela ponta esquerda e ajeitou para Bia Menezes chegar de trás, cruzando na direção da segunda trave. Lá, Cristiane subiu de cabeça e escorou a bola no travessão. No rebote, Brena só teve o trabalho de completar da pequena área, para o fundo das redes.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 X 1 SANTOS FC

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: segunda-feira, 6 de novembro de 2023
Horário: 19h
Árbitra: Marianna Nanni Batalha
Assistentes: Amanda Pinto Matias e Izabele de Oliveira
Cartões Amarelos: (SPFC) Maressa; (SFC) Thaisinha, Tayla e Brena
Gols: (SFC) Brena, aos 35′ do 2ºT
Santos FC: Camila Rodrigues; Fabi Simões (Reina), Tayla, Kaká e Bia Menezes; Brena, Yaya e Thaisinha (Jourdan Ziff); Ketlen (Jane), Taina Maranhão (Gi Fernandes) e Cristiane. Técnico: Bruno Silva
São Paulo: Carlinha; Letícia Alves, Ana Alice, Mimi e Fe Palermo; Maressa, Aline e Rafa Mineira (Micaelly); Mariana (Cacau), Naná (Dudinha) e Glaucia (Ariel Godoi). Técnico: Thiago Viana

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Pular para o conteúdo