Para celebrar os 115 anos de existência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, o elenco santista entrará com o brasão da Instituição estampado no manto sagrado na partida contra o Ceará. O confronto, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, será neste domingo (27), às 18h15, na Vila Belmiro.
O presidente do Santos FC Orlando Rollo reconhece a importância da homenagem santista: “É uma tendência das equipes esportivas americanas, principalmente na NBA e NHL, apoiarem as forças armadas, os bombeiros e as polícias locais nas datas comemorativas. Para nós é um orgulho lembrar da Instituição dentro de campo em um dia tão importante para a sociedade”.
A Polícia Civil teve início no Brasil em 1596 quando homens chamados “somaneiros” foram incumbidos de vigiar as vias públicas. Com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, Dom João VI criou a Intendência Geral da Corte e do Estado do Brasil, sendo esse o modelo para a formação da Polícia Civil. A Lei nº 979, de 23 de dezembro de 1905, organizou o serviço policial no Estado de São Paulo.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo está ligada à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo General João Camilo de Campos, pelo Secretário Executivo da Polícia Civil – Dr. Youssef Abou Schaim. O Delegado Geral de Polícia é o Dr. Ruy Ferraz Fontes, sendo que a Baixada Santista é chefiada pelo Dr. Manoel Gatto Neto, Delegado de Polícia Diretor do DEINTER-6.