Por Fábio Maradei
Quatro dos 26 jogadores convocados para a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar 2022, já brilharam no Santos Futebol Clube. O principal nome, sem dúvida, é Neymar Jr, que junto com Alex Sandro e Danilo fizeram parte do tri da Libertadores. Rodrygo é o caçula e completa a lista dos santistas em campo.
Fora das quatro linhas, o Clube estará muito bem representado na comissão técnica de Tite, com o fisioterapeuta Charles Costa, o Charlinho, que no Santos FC é o coordenador do Núcleo de Saúde e Performance. Um profissional conceituado e que traz consigo uma história de superação e resiliência.
Ele atuará com outros três profissionais, que já fizeram parte do Peixe, os preparadores físicos Fábio Mahseredjian e Ricardo Rosa e o também fisioterapeuta Rafael Martini.
Charlinho já tem grande vivência em seleção brasileira e fez parte da comissão técnica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Também integrou a equipe na Copa América 2021 e constantemente vem sendo chamado para jogos amistosos e oficiais.
O profissional de 49 anos não esconde a emoção e ansiedade em participar do mundial, na seleção que compete como uma das favoritas e com chance de chegar ao hexa. “É uma sensação maravilhosa. Poder viver esse momento é muito especial para a carreira de qualquer profissional. Vivo a expectativa como qualquer brasileiro de fazer uma grande campanha”, afirma.
Charlinho sabe que não terá descanso durante a Copa e que seu trabalho é fundamental, tanto para a prevenção, quanto a recuperação de lesões dos atletas selecionados. “Os jogos são tiro curto, o tempo entre um jogo e outro é muito curto, não dá tempo para descansar. Jogos intensos para todos. E a gente faz o máximo para colocar os atletas em campo em condições de maximizar o desempenho e performance deles”, comenta.
Ele também fala do orgulho de representar o Santos FC no Catar, sabendo que existirá uma torcida a mais para os quatro atletas que já vestiram o Manto Sagrado. “O Santos tem essa vocação de promover e desenvolver talentos dentro e fora de campo e eu fico muito contente de representar o Clube nesse mundial. Para ter uma ideia, hoje são oito profissionais entre atletas e comissão técnica que passaram pelo Santos”, destaca.
“Isso mostra a força e a grandeza desse clube e a projeção que ela permite na carreira de todos nós. Vai ser muito legal estar com os meninos da Vila. É uma história muito rica para o Santos e para o futebol. Levo o Santos comigo”, reforça.
Hoje um dos principais fisioterapeutas do futebol brasileiro, Charlinho sonhou, como muitos meninos, ser jogadores de futebol, mas uma adversidade mudou sua vida completamente. Aos 15 anos de idade, descobriu um tumor na perna direita e, logo em seguida, teve diagnosticado um câncer e, como consequência, amputar a perna.
“Passei por dois longos anos no tratamento de quimioterapia. Com o apoio da família e amigos, consegui me reerguer, readaptar e aprender a dar um novo passo, agora utilizando uma prótese. Fui abraçado pelo esporte e a força da fé, da superação, me impulsionaram para uma vida repleta de sentidos e significados. Resiliência, gratidão e amor à profissão”, ressalta Charlinho, levando essa história inspiradora, para pessoas que passam por dificuldades semelhantes e precisam ressignificar a vida.
Nos próximos dias, Charlinho embarca para o Mundial, com a missão de colaborar diretamente na preparação da equipe do Brasil em busca do hexa. “A ansiedade é imensa. A gente ouve falar em seleção brasileira e dá aquele frio na barriga, o coração dispara e a gente fica aguardando o momento de encontrar com os membros da comissão técnica e com os atletas, para iniciar esse trabalho, que espero que seja muito feliz para todos”, completa.