As categorias de base do Santos FC encerram o ano de 2024 com resultados expressivos dentro e fora de campo. Nesta temporada, os Meninos da Vila chegaram a quatro finais estaduais, somaram promoções à equipe principal em diversas posições, além de convocações para as seleções de seus países. Na sala de aula, os atletas estudantes do Santos FC registraram 100% de aprovação escolar, com medalhas inéditas na Olimpíada de Matemática.
Como parte do processo de estruturação das categorias de base e refletindo nos resultados listados, foram instituídos os Departamentos de Análise de Mercado, Coordenação Metodológica, Coordenação Técnica, Desenvolvimento Individual, Força e Prevenção de Lesões, Humano e de Performance.
Para maior individualização dos atletas no processo de formação, foram criadas categorias pares: Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, com comissões técnicas definidas e focadas na evolução de cada atleta. Pensando também em cuidar de potenciais talentos desde cedo, os atletas de 7 a 9 anos, já inseridos no futsal, passaram a ter uma transição para o futebol de campo através de treinamentos e jogos amistosos.
Todos os contratos dos principais atletas foram renovados e passam a ser baseados em rendimento esportivo e comportamento social. Reajustes só serão feitos caso o atleta atue em determinado percentual de partidas, sem cometer mais que três infrações administrativas durante o ano. Além dos treinamentos, os Meninos da Vila passaram a ter rotina integral no Clube, com refeições obrigatórias e atividades de desenvolvimento social nos contraturnos.
Dentro de campo, os Meninos da Vila conquistaram diversos títulos, com destaque para o Campeonato Paulista Sub-17 e para o World Football Festival Sub-12, vencido no Japão, quando o Peixe superou o Benfica de Portugal na grande final. Além da taça no Sub-17, o Alvinegro chegou às finais das categorias Sub-11, Sub-14 e Sub-15, somando quatro decisões estaduais na temporada. O Santos também chegou ao mata-mata em todas as categorias do Campeonato Brasileiro, sendo semifinalista no Sub-17 e no Sub-23 (Aspirantes) e chegando às quartas de final no Sub-20.
Diversos atletas formados nas categorias de base foram promovidos e relacionados para jogos entre os profissionais, casos do goleiro João Pedro, dos laterais JP Chermont e Souza, dos zagueiros Diego Borges, Jair e Samuel, dos meio campistas Hyan, Miguelito e Vinícius Balieiro e dos atacantes Alejandro Villarreal, Enzo Monteiro, Guilherme Lima, João Alves, Luca Meirelles e Mateus Xavier.
Entre quatro países, o Peixe também somou convocações de 17 atletas das categorias de base a seleções nacionais. Foram os casos de Contreras, Enzo Monteiro e Miguelito (Bolívia profissional), Profeta (Venezuela profissional), Alejandro Villarreal (Colômbia Sub-20), Jair, JP Chermont e Souza (Brasil Sub-20), João Alencar, Vinícius Lira e Luca Meirelles (Brasil Sub-17), João Pedro e Rafael Gonzaga (Brasil Sub-16), Arthur do Vale, David Nogueira, Mateus Mendes e Vinícius Rocha (Brasil Sub-15).
Confira as campanhas do Santos FC em 2024 dentre todas as categorias do futebol masculino de base:
Sub-10
Semifinalista – Copa Buh
Sub-11
Campeão – Copa Buh
Vice-campeão – Campeonato Paulista
Vice-campeão – Leme Cup
Sub-12
Campeão – World Football Festival (no Japão)
Campeão – Amazon Cup
Campeão – Copa Buh
Vice-campeão – Dani Cup
Quartas de final – Campeonato Paulista
Semifinalista – Brasileirinho
Semifinalista – Paulista Cup
Sub-13
Vice-campeão – Copa Buh
Vice-campeão – Liga do Desenvolvimento CBF
Semifinalista – Campeonato Paulista
Sub-14
Vice-campeão – Campeonato Paulista
Campeão – Copa Umbro (Série Prata)
Campeão – Dani Cup (Série Prata)
Campeão – Copa Buh
Segunda fase – Paulista Cup Sub-15
Sub-15
Vice-campeão – Campeonato Paulista
Vice-campeão – Copa Brasileirinho
Semifinalista – Copa Votorantim
Sub-16
Campeão – Copa Buh
Vice-campeão – Alcans Cup
Sub-17
Campeão – Campeonato Paulista
Semifinalista – Campeonato Brasileiro
Quartas de final – FAM Cup
Sub-20
Oitavas de final – Copa São Paulo 2024
Oitavas de final – Campeonato Paulista
Quartas de final – Campeonato Brasileiro
Quartas de final – Copa Atlântico
Semifinalista – BG Cup
Sub-23
Semifinalista – Campeonato Brasileiro de Aspirantes
Terceiro lugar – Equality Cup (no Catar)