Por Guilherme Guarche, Centro de Memória
No dia 13 de maio de 2012, 124 anos após o dia da assinatura da Lei Áurea abolindo a escravidão em todo o território nacional, o Santos disputava sua partida de nº 5595, e se sagrava Tricampeão Paulista ao vencer no Estádio do Morumbi a equipe do Guarani de Campinas pelo placar de 4 a 2.
Essa foi a segunda partida da final do certame que deu ao Peixe o seu 20º título de Campeão do certame estadual, na conquista do seu terceiro Tricampeonato, já que vencera anteriormente nos anos de 1960/61/62 e nos anos de 1967/68/69.
Os gols dessa goleada foram de autoria de Alan Kardec (2) e Neymar (2) com o campeão formando com: Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval, Juan (Léo), Ibson, Arouca, Elano (Felipe Anderson), Paulo Henrique Ganso, Neymar e Alan Kardec. Muricy Ramalho era quem comandava o vitorioso time da Vila Mais Famosa do Mundo.
O público presente no Estádio do Morumbi na tarde ensolarada e festiva de domingo, foi de 53 749 espectadores que deixaram nas bilheterias a quantia de R$ 2.667.232,00. Em função do respeito e da disciplina dos jogadores do Bugre durante toda a partida, que não apelaram para a violência, mesmo tendo um time inferior tecnicamente ao Santos, a torcida santista ao término do encontro quando da comemoração de mais um título aplaudiu efusivamente os jogadores bugrinos.
A primeira partida dessa fase final foi disputada também no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, e o Peixe venceu o onze campineiro pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Neymar e um de Ganso. Os artilheiros do Alvinegro Praiano no campeonato foram: Neymar (20) que também foi o artilheiro máximo do Paulistão, Alan Kardec (7), Borges (5), Ibson, Edu Dracena e Ganso (4), Dimba (3), Juan (2) e com um gol cada Felipe Anderson, Bruno Rodrigo, Vinícius Simon, Anderson Carvalho, Maranhão, Durval, Arouca e Rafael Caldeira e Ferron que marcou contra a favor do Peixe.
Para chegar ao triunfo no certame regional o Santos disputou 23 partidas vencendo 16, empatando 03 e perdendo 04 marcando 58 e sofrendo 21 gols. Santos e o Bugre Campineiro jogaram até os dias atuais 184 partidas com exatas 100 vitórias santistas 39 empates e 45 derrotas.
A primeira vez em que os dois times se defrontaram aconteceu no longevo dia 31 de agosto de 1924, um amistoso realizado na Vila Belmiro que terminou com a vitória santista pelo placar de 3 a 0, com dois de Araken Patusca e um de José Carlos Torres, mais conhecido como Siriri, irmão de Annibal Andrade Torres, o Camarão, ambos fizeram parte do time consagrado nacionalmente como o Time do Ataque dos 100 Gols. O outro irmão dessa dupla tinha o sugestivo apelido de Lagosta.