Num ato simbólico realizado na manhã desta sexta-feira (19), véspera da estreia do Santos FC no Campeonato Brasileiro da Série B, o presidente Marcelo Teixeira oficializou o que prometeu tão logo foi eleito. A mítica camisa 10 será guardada até que o time garanta o seu retorno para a Série A, de onde nunca deveria ter saído.
A iniciativa visa enaltecer a memória do maior jogador de todos os tempos, Pelé, que transformou o 10, em símbolo de qualidade nos gramados. Junto aos jogadores e comissão técnica, no vestiário da Vila Belmiro, Marcelo Teixeira explicou a ação e em seguida colocou a camisa num espaço ao lado do emblemático armário do Rei Pelé.
“Este é um ato histórico de qualquer agremiação, ainda mais do Santos, onde jogaram tantos camisas 10, entre eles o maior de todos os tempos”, afirmou Teixeira, lembrando que esta ação havia sido anunciada durante a sua campanha, em respeito à tradição do Clube. “Como amanhã estamos iniciando essa nova jornada, hoje nós vamos guardar a camisa 10, mas esperamos que ela permaneça muito pouco no armário e que no momento certo, quando Deus quiser e nós fizermos por merecer, nós estejamos aqui de novo, nesse local sagrado de trabalho, retirando essa camisa para que possa, mais uma vez ser usada”, disse.
A camisa ficará exposta no vestiário do Santos na Vila Belmiro e os jogadores foram convidados a preparar mensagens do que esperam para este ano, como uma capsula do tempo, que serão depositadas no armário e lidas ao final do objetivo alcançado, o acesso à Série A.
Fotos: (Raul Baretta/Santos FC)