Os alunos do Lar das Moças Cegas (LMC) tiveram uma tarde especial, na quinta-feira (23). Acompanhados de orientadores e professores, eles conheceram o Memorial das Conquistas e fizeram um grande tour pela Vila Belmiro, instruídos pelos guias do museu santista.
Foi a primeira vez que todos esses alunos visitaram a Vila Belmiro e a assistente de direção pedagógica do Lar, Fernanda Carvalho, salientou o impacto que esse momento pode ocasionar na vida deles. “É uma atividade extra, fora dos muros da escola, que todos eles estavam aguardando ansiosamente, além de ser uma grande oportunidade para eles desenvolverem os sentidos remanescentes. O passeio proporciona o conhecimento sobre a história do Clube e mexe muito com a emoção de pisar nesse solo sagrado. Tenho certeza que eles nunca esquecerão esse dia.”
O Santos FC e o Lar das Moças Cegas tem uma histórica parceria com o Goalball, que teve início em 2006, tornando o time santista o primeiro Clube de futebol do Brasil a ter uma equipe neste esporte paralímpico. A modalidade praticada por atletas que possuem deficiência visual tem como objetivo arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário.
A equipe Santos FC/LMC conta com equipes no masculino e feminino, com atletas da Seleção Brasileira. Entre os principais títulos estão cinco Campeonatos Paulistas, o Tricampeonato Brasileiro do masculino (2016/2018/2021) e o Brasileiro de 2018, da equipe feminina.
Sobre o Lar das Moças Cegas
O Lar das Moças Cegas é uma instituição sem fins lucrativos que atende gratuitamente cerca de 400 pessoas cegas e com baixa visão, de ambos os sexos. Atualmente, conta com três setores principais de atendimento: Educação, Saúde e Serviço Social.
Foi fundado no dia 18 de abril de 1943 e desde então tem como missão habilitar, reabilitar e incluir na sociedade a pessoa com deficiência visual para que ela seja independente em todos os aspecto