AACD estampa uniforme do Santos FC no clássico contra o Corinthians

AACD estampa uniforme do Santos FC no clássico contra o Corinthians

O Santos FC aproveitará o amistoso contra o Corinthians, marcado para este domingo (13), para promover mais uma ação que vai muito além do futebol. Na ocasião, o alvinegro praiano estampará no espaço mais nobre de seu uniforme o logo da AACD, instituição sem fins lucrativos referência em ortopedia há mais de 68 anos no Brasil.

Criada em 1950, a AACD é uma Instituição privada sem fins lucrativos que presta atendimento completo e de excelência em ortopedia, graças à infraestrutura composta por um Hospital Ortopédico, nove Centros de Reabilitação distribuídos no Brasil, cinco Oficinas Ortopédicas, além da área de Ensino e Pesquisa. A AACD conta com profissionais altamente capacitados e referência nas áreas de fisiatria, anestesia, fisioterapia, cirurgias e outras relacionadas à ortopedia. Somente em 2017, foram realizados mais de 830 mil atendimentos.

O Hospital Ortopédico da AACD, reconhecido por sua excelência, está localizado na Unidade Ibirapuera, em São Paulo, e conta com 125 leitos, modernas salas cirúrgicas e equipe especializada em 26 especialidades ligadas à ortopedia. Anualmente, são realizadas aproximadamente seis mil cirurgias, com quantidade expressiva de cirurgias de coluna, como a escoliose. O complexo hospitalar, que contempla ainda um Centro de Diagnósticos, um Centro Médico e um Centro de Terapia, é de extrema importância porque, graças a atendimentos particulares e via convênios, representa cerca de 50% do orçamento anual da AACD.

A equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação atende desde fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, fisioterapia aquática e serviço social, como também complementa o trabalho do Hospital Ortopédico AACD.

Além disso, a AACD possui em sua sede a maior Oficina Ortopédica da América Latina, onde produz órteses, próteses, coletes, capacetes, meios auxiliares de locomoção, adaptações para cadeira de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos. Somado a produção das cinco oficinas que possui no Brasil, em 2017, o volume produzido superou mais de 60 mil itens.

A instituição trabalha em frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. Por conta disso, além da reabilitação física, a AACD também desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paraolímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.

Em 2018, a Instituição recebeu a Acreditação Internacional Qmentum, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento e equipara o Hospital Ortopédico e o Centro de Reabilitação da AACD aos melhores complexos hospitalares do Brasil, como referência na área de Saúde. De acordo com dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) e do Ministério da Saúde, dos 3.790 hospitais privados do Brasil, somente 75 possuem certificação internacional.

Para viabilizar todos os projetos e oferecer excelência nos serviços, a AACD conta com o apoio de parceiros e pessoas (físicas e jurídicas) que acreditam e compartilham na causa da pessoa com deficiência física. Além disso, a Instituição conta com o engajamento de aproximadamente 1.900 funcionários e 1.300 voluntários, que participam ativamente da reabilitação dos pacientes.

Sempre em busca de formas diferenciadas de captação de recursos, a AACD criou, em 2018, um Programa de Embaixadores Internacionais, sendo o ex-jogador Edmílson a primeira personalidade a aceitar o convite.

Sobre a AACD

A AACD possui uma infraestrutura completa, composta por um hospital ortopédico, centros de reabilitação e oficinas para fabricação de próteses e órteses dedicadas à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. A Instituição oferece atendimento especializado para pacientes de todas as idades, do SUS, particular e de convênios e conta, ainda, com a área de Educação e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País.