A Metrópole dos santistas

A Metrópole dos santistas

Por Guilherme Gomez Guarche

Hoje São Paulo é a cidade com mais santistas no mundo. Calcula-se que um milhão e 200 mil moradores da maior cidade da América Latina torçam para o Santos. A situação era bem diferente em primeiro de junho de 1913, quando o Santos jogou pela primeira vez na Capital, pelo Campeonato Paulista, sofrendo uma impiedosa goleada do Germânia, atual Pinheiros, por 8 a 1.

O Alvinegro da Vila se redimiria três semanas depois, em 22 de junho, goleando o Corinthians por 6 a 3 no mesmo campo da Antártica Paulista. Hoje, passados 105 anos, o retrospecto do Santos em jogos na Capital impressiona.

O Alvinegro Praiano já jogou em São Paulo exatas 1193 partidas, tendo vencido 450, empatado 321 e perdido 422, marcando 1927 e sofrido 1883 gols. A seguir, a lista dos estádios que assistiram às atuações do Santos na Capital.

Água Branca, Allianz Parque, Antônio Alonso , Rua São Jorge, campo da Antártica na Moóca, campo do São Bento , Canindé , rua Cesário Ramalho, Chácara da Floresta, Comendador de Souza, Ibirapuera, Itaquerão, Jardim América, Morumbi, Pacaembu , Palestra Itália, Parque São Jorge, Ponte Grande, rua Comendador de Souza, rua dos Italianos, rua Javari, rua dos Sorocabanos, rua Thabor e Velódromo.