Por Gabriel Santana, do Centro de Memória
Em 17 de maio de 1959, um domingo, o Santos conquistava pela primeira vez o título do Torneio Rio-São Paulo, ao vencer o Vasco por 3 a 0 no estádio do Pacaembu. O destaque da partida foi um garoto de apenas 15 anos, Coutinho, autor de dois gols.
O primeiro tempo terminou sem gols, mas Coutinho, inspirado, não deu sossego para a zaga vascaína. Ele abriria o marcador logo aos quatro minutos da segunda etapa, com uma cabeçada fulminante.
Dez minutos depois, Pelé penetrou livre e colocou no canto direito do goleiro Barbosa, fazendo 2 a 0. Coutinho marcou o terceiro aos 42 minutos. Um público de 21 mil pessoas assistiu à partida, arbitrada por Frederico Lopes.
O Torneio Rio-São Paulo de 1959 foi disputado em turno único. Santos e Vasco, coincidentemente, chegaram à última rodada concorrendo diretamente pelo título. O time carioca tinha um ponto ganho a mais e seria campeão com um empate, o que motivou ainda mais os santistas.
Além dos gols marcados, o Santos desperdiçou mais uma meia dúzia de oportunidades, a maior parte delas nos pés de Coutinho. O centroavante terminaria o torneio com sete gols, apenas dois a menos do que Henrique, do Flamengo, o artilheiro da competição.
Times
Para esta primeira decisão interestadual de sua história, o Santos foi escalado pelo técnico Lula com Laércio, Ramiro, Getúlio e Mourão; Álvaro e Zito (depois Fiote); Dorval, Jair da Rosa Pinto , Coutinho, Pelé e Pepe. O Vasco, do técnico Gradim, jogou com Barbosa, Dário, Viana e Coronel; Laerte e Russo; Sabará, Robson, Zé Henrique (Cabrita), Rubens e Peniche (Osvaldo).
Campanha
Para ser campeão o Alvinegro Praiano jogou nove partidas, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Marcou 24 e sofreu 16 gols, com os seguintes artilheiros: Coutinho (7), Pelé (6), Pagão (4), Pepe (3), Jair Rosa Pinto (2), Dorval e Zito (1).
Títulos
O Alvinegro conquistava pela primeira vez o torneio que era uma disputa entre paulistas e cariocas, no qual estreou no ano de 1933 e disputou a última vez em 2002. Ao todo o Peixe além do título de 1959, já conquistou mais quatro vezes o torneio, nos anos de 1963, 1964, 1966 e em 1997.
Retrospecto
Desde o longínquo ano de 1933, quando jogou a primeira partida no Torneio Rio-São Paulo, o Peixe fez 191 partidas pela competição, com 85 vitórias, 38 empates e 68 derrotas, marcando 401 e sofrendo 342 gols.