O Santos FC venceu o São Paulo em clássico na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol santista na noite deste domingo (21) foi marcado por Guilherme, de cabeça. Com o resultado, o Peixe sobe para a 14ª colocação na tabela da competição nacional, agora somando 26 pontos.
O Alvinegro Praiano volta a campo no próximo domingo (28), quando enfrenta o Red Bull Bragantino fora de casa. Marcado para as 18h30, o duelo da 25ª rodada acontece no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).
O jogo
Nos primeiros segundos de jogo, o Peixe já teve falta para cobrar pela ponta esquerda do ataque. Rollheiser cruzou na direção do meio da grande área e a bola chegou alta demais para João Schmidt finalizar. Na sequência, a defesa são paulina afastou o perigo.
Aos oito minutos Lautaro Díaz recebeu lançamento pela ponta esquerda e venceu a disputa com Rafael Tolói para ficar com a bola. Com toque para trás, acionou o compatriota Rollheiser, que emendou finalização na direção do ângulo direito, mas parou em grande defesa de Young.
Na sequência, Mayke recuperou a bola pela ponta direita e passou para Victor Hugo invadir a grande área. O camisa 29 também acionou Rollheiser com toque para trás e, em nova finalização, o argentino mandou para fora, à direita da meta.
Com 15 minutos jogados, Escobar chegou em velocidade pela ponta esquerda do ataque e recebeu passe em profundidade de Rollheiser. Com cruzamento para o meio da área, o lateral colocou a bola com precisão na direção do outro lateral, Mayke. De primeira, o camisa 2 bateu com força, para boa defesa do goleiro adversário no canto inferior direito. No rebote, o próprio Mayke tentou completar de cabeça, mas mandou nas mãos de Young.
Já com 31, o Peixe teve falta para cobrar pela direita do campo ofensivo e Rollheiser levantou a bola na direção da entrada da área, mas ela foi cortada pela defesa. Esperto no lance, Escobar aproveitou a sobra para chutar com força de fora da área e mandou perto do ângulo esquerdo, mas para fora.
Três minutos depois, Rollheiser puxou contra ataque pelo meio e acertou belo passe em profundidade para Guilherme invadir a área pela esquerda. O camisa 11 finalizou rasteiro, com firmeza, na direção do canto esquerdo e, com desvio de leve, Young espalmou para escanteio.
Na cobrança do tiro de canto, o próprio Guilherme cruzou para a área, na direção da primeira trave. Lautaro Díaz subiu bem para finalizar, mas foi bloqueado em nova defesa do goleiro adversário.
Com 41 minutos, Guilherme chegou a cabecear bola na trave direita depois de cruzamento para a área, mas a arbitragem pegou falta de ataque na origem da jogada e paralisou o jogo.
Aos 45, Barreal cobrou falta cruzando rasteiro pela ponta direita. A defesa são paulina afastou na direção de Mayke, que tentou completar para o gol, mas mandou por cima da meta.
Nos minutos iniciais da segunda etapa, o Santos pressionava mais no ataque, mas sem conseguir finalizar as jogadas.
Mas com 14 minutos, Guilherme abriu o placar para o Peixe com gol de cabeça. Rollheiser recebeu a bola pela ponta direita e cruzou com precisão para dar a assistência ao camisa 11, que finalizou no contrapé do goleiro para colocar a bola mo fundo das redes.
Aos 23, Tiquinho Soares recebeu a bola pela esquerda da grande área. E ficou cara a cara com o goleiro Young. Na batida colocada, o camisa 9 do Peixe mandou a bola por cima da meta.
Com 40, depois de bola levantada para a área, Tiquinho Soares brigou pelo alto. E fez a bola chegar a Tomás Rincón. O meio campista arriscou um voleio, mas fez a bola passar sobre o travessão.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 X 0 SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro – 24ª rodada
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: domingo, 21 de setembro de 2025
Horário: 20h30
Público: 12.107
Renda: R$707.091,17
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartão amarelo: (SPFC) Rodriguinho, Luciano e Rigoni; (SFC) Adonis Frías e Escobar
Gols: (SFC) Guilherme, aos 14’ do 2ºT
Santos FC: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; Zé Rafael, João Schmidt, Rollheiser (Tomás Rincón) e Victor Hugo (Barreal); Guilherme (Thaciano) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Técnico: Vojvoda
São Paulo: Young; Maílton, Rafael Tolói, Sabino e Wendell (Enzo); Luan (Marcos Antônio) Negrucci, Alisson e Rodriguinho (Bobadilla); Ferreira (Luciano) e Dinenno (Rigoni). Técnico: Hernán Crespo
(Foto: Raul Baretta/Santos FC)