7 a 1 na Inter de Milão!

7 a 1 na Inter de Milão!

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Em uma sexta-feira, dia 26 de junho de 1959, o Santos goleava por 7 a 1 uma das mais potentes equipes do mundo, a Internazionale FC de Milão e conquistava o Torneio de Valência, na Espanha.

Com domínio absoluto da partida, o Alvinegro fez o público de aproximadamente 60 mil pessoas vibrar com a histórica vitória no Estádio Nestala, em Valência. No primeiro tempo, Coutinho e Pepe fizeram os tentos santistas. Já na segunda etapa, o Rei Pelé entrou em ação e assinalou quatro gols. Pepe fez mais um e Angelillo descontou para a Inter.

A equipe que entrou em campo e encantou os espanhóis apresentou Lalá, Pavão e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito (Formiga); Dorval, Jair Rosa Pinto (Álvaro), Coutinho, Pelé (Alfredinho) e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Triangular de Valência
O torneio foi um triangular disputado entre Santos, Internazionale e Valência, a equipe anfitriã. Dois dias antes de golear a Inter de Milão, o Peixe empatou em 4 a 4 com o Valência. Pelé, Coutinho, Dorval e Pepe assinalaram os gols do Alvinegro contra a equipe espanhola.

Troféu Naranja
Conhecido também como “Troféu Naranja”, a edição de 1959 foi a primeira do Torneio de Valência. Até o ano de 2017 o torneio permanecia no calendário de pré-temporada dos times europeus.

Outra goleada história
Três dias depois de vencer o Torneio de Valência, o time santista jogou mais uma partida em solo espanhol. Nela, goleou a famosa esquadra do FC Barcelona, em pleno Camp Nou, pelo placar de 5 a 1, mostrando ao mundo que estava surgindo aquela que seria considerada a melhor equipe de futebol da década seguinte. Nessa retumbante goleada, os artilheiros do Peixe foram Pelé (2), Dorval (2) e Coutinho.