2ª Taça Cidade de Santos

Guilherme Guarche, do Centro de Memória
A segunda taça Cidade de Santos ganha pelo Santos aconteceu em 8 de março de 1953, um domingo, em que o Alvinegro venceu o Jabaquara por 7 a 1, na Vila Belmiro, com quatro gols de Hugo, dois de Álvaro e um de Otavinho.
A equipe campeã foi formada pelo técnico Artigas com Manga, Cássio e Feijó (depois Ronaldo); Nélson Adams (Ivan) e Formiga (Ayala) e Zito; Nicácio, Naldo, Álvaro (Otavinho), Hugo e Zeca.
Nessa decisão o gol do time do Jabaquara foi marcado por um garoto de 18 anos que dois anos depois viria a jogar no time do Santos e se consagraria como um dos melhores atacantes que o Peixe teve em sua história: Paulo César de Araújo, o Pagão.
Para enfrentar o Santos, o Jabaquara, também chamado de “Jabuca”, ou “Leão do Macuco”, formou com Mauro (depois Barbosinha), Paulo (Leitão) e Chibiu; Boca (Gil), Léo e Pinduca (Alberto); Hélio, Pagão, Sanches (Góis), Veiguinha e Ademar.
Detalhe: A primeira taça Cidade de Santos foi conquistada em 18 de abril de 1948, quando o time da Vila venceu o mesmo Jabaquara por 3 a 1, com gols de Paulo, Pascoal e Odair.
Curiosidade: O meia atacante Naldo jogou cinco partidas pelo Santos entre 1953 e 1954. Ele era o pai do associado Nélson Ricardo R. F. da Silva, o popular “Pantera”, e era conhecido no bairro da Vila Belmiro como “Naldo da Bomba”.

Pular para o conteúdo