Vila Belmiro

Logo após a fundação, o Santos FC realizava os treinos os treinos em um campo no Bairro do Macuco. O problema é que o local não possuia as dimensões oficiais mínimas e os jogos eram disputados em um terreno onde hoje está a Igreja do Macuco, na Avenida Ana Costa.

Mas esse mesmo campo era utilizado por outros clubes da cidade. Assim, dirigentes passaram a procurar outros lugares. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro Vila Belmiro. No dia 12 de outubro do mesmo ano era inaugurada a praça de esportes do estádio.

O primeiro jogo foi realizado dez dias depois, contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, e vencido pelo Alvinegro Praiano por 2 a 1, gols marcados por Milton E Jarbas.

A Vila mais famosa do mundo ganhou o nome de Urbano Caldeira em 1933, uma homenagem a um dos maiores benfeitores da história do Clube.

Oficialmente o maior público foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando recebeu o clássico com o Palmeiras: 31.662 torcedores, pelo Torneio Governador do Estado.