Memória: Há 100 anos, Santos FC conquistava o primeiro troféu jogando na Vila Belmiro

Há exatos 100 anos, no dia 21 de abril de 1917, o Santos Football Club jogava sua primeira partida interestadual em seus domínios, no bairro da Vila Belmiro, e foi a partida de nº 59 em sua história e também foi a partida de nº 11 em seu novato campo, nessa ocasião na qual detonou o São Cristóvão do Rio de Janeiro, pelo estonteante placar de 8 a 4, com Ary Patusca marcando seis gols e todos de cabeça e Arnaldo Silveira e Millon Jr. os outros dois gols com o Peixe formando com: Odorico; Artur e Cícero; Américo, Jarbas e Ricardo; Millon, Marba, Ary Patusca, Haroldo Domingues e Arnaldo Silveira.

Essa vitória deu ao Peixe o troféu “Antártica”. Esse foi o primeiro troféu ganho pelo Alvinegro mais famoso do mundo em sua praça de esportes, que até então não tinha o nome de estádio Urbano Caldeira e que foi inaugurada no ano anterior em 1916 está em exposição no Memorial das Conquistas Milton Teixeira. As duas taças as quais estiveram em disputas no centenário campo santista foram vencidas pela equipe uruguaia do UC Dublin FC em 1917. Já as taças conquistadas pelo Peixe anteriores a essa desde sua fundação em levantamento feito pelo pesquisador José Roberto Brandi foram as seguintes:

No ano de 1912 – Taça Cidade de Santos – comemorativa contra o Combinado Inglês.
No ano de 1913 – Campeão Santista 4º torneio da cidade contra o Atlético Santista – Taça Festa Esportiva Edu Chaves contra o Atlas Foot Ball Club.
No ano de 1914 – Taça de Bronze – Amistoso em prol dos socorros públicos de Santos.
No ano de 1915 – Campeão Santista compra o SPR FC – Troféu Tymbira contra o AA Machenzie Club e Taça Cruz Vermelha Italiana contra o SS Palestra Itália.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística