Tiquinho Soares marca de pênalti e Santos FC empata com Atlético Mineiro fora de casa

Mesmo com um jogador a menos por grande parte do segundo tempo, o Santos FC buscou empate por 1 a 1 com o Atlético Mineiro na casa dos adversários, depois de sair atrás no placar, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (14), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), o gol santista foi marcado de pênalti por Tiquinho Soares.

O Peixe volta a campo no próximo domingo (21), em clássico San-São pela 24ª rodada da competição nacional. O Alvinegro Praiano recebe o São Paulo na Vila Belmiro, em Santos (SP), com início marcado para as 20h30.

O jogo

Com apenas cinco minutos de jogo, Neymar Jr. foi acionado por belo passe em profundidade de João Schmidt e dominou a bola pela esquerda da grande área. Pressionado por um marcador, o camisa 10 bateu colocado e parou em defesa segura de Everson. Na sequência, Scarpa chegou atrasado e acertou o craque santista por trás com carrinho desproporcional.

Aos 18, Lautaro Diáz recebeu a bola pela direita da entrada da área e foi rápido para acionar João Schmidt, que chegava pelo meio. Ao finalizar, o camisa 5 foi travado e a bola acabou saindo em escanteio pela direita.

Na cobrança, Neymar Jr. levantou a bola na direção da segunda trave, encontrando o zagueiro Zé Ivaldo pelo alto. O camisa 27 subiu bem para cabecear, mas desviou para fora, à esquerda da meta.

Seis minutos depois, Guilherme dominou pela ponta esquerda e fintou seu marcador para invadir a área e abrir espaço para finalizar. A batida com força subiu demais e saiu por cima do travessão.

Com 28 minutos, Zé Rafael foi derrubado no campo de ataque e o Peixe teve falta perigosa para cobrar. Guilherme partiu para a cobrança e novamente mandou a bola por cima do gol.

Aos 32, Neymar Jr. acionou Victor Hugo pela esquerda do ataque e o camisa 29 viu espaço para finalizar. A batida cruzada e rasteira ganhou a direção do canto direito, mas parou nas mãos de Everson.

Logo em seguida, Lautaro Díaz roubou a bola da defesa adversária na ponta direita e cruzou para o meio da área. O cruzamento ganhou a direção de Neymar Jr. mas, pressionado pela marcação, o camisa 10 não conseguiu finalizar a jogada.

Mantendo a pressão no campo de ataque, o Peixe chegou novamente com perigo aos 36, mais uma vez pelos pés do reforço argentino, Lautaro Díaz. Ao chegar à entrada da área pelo meio, o camisa 19 tentou bater cruzado para o canto esquerdo, mas mandou para fora.

No primeiro minuto da segunda etapa, Guilherme avançou pela ponta esquerda e invadiu a grande área. Mesmo sem muito ângulo para finalizar, o camisa 11 bateu com força na direção do gol, mas mandou nas mãos do goleiro atleticano.

Aos treze, já com um jogador a mais em campo depois da expulsão de Zé Ivaldo, foi a equipe mandante que abriu o placar. Igor Gomes recebeu lançamento pelo alto e dominou já invadindo a grande área pelo meio. Ele bateu rasteiro na saída do goleiro Gabriel Brazão e colocou a bola no fundo das redes.

Ainda no início da segunda etapa, o goleiro Gabriel Brazão teve forte choque com o joelho de Igor Gomes, que o atingiu na cabeça. Minutos depois, o goleiro sentiu tonturas e foi encaminhado de ambulância ao Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), para a realização de exames. Diógenes entrou no jogo para substituí-los e fez algumas defesas importantes ao longo da etapa final.

Já com 36 minutos da etapa final, o Peixe teve falta pela esquerda do ataque e, mesmo de longe, Tiquinho Soares mandou uma bomba na direção do canto inferior direito. O goleiro Everson teve que se esticar para alcançar a bola e fazer grande defesa, impedindo o gol de empate santista.

Mas pouco depois, aos 39, Tiquinho Soares foi derrubado pela esquerda da área, em penalidade máxima. O próprio camisa 9 partiu para a cobrança e estufou as redes do canto inferior esquerdo, sem dar chances de defesa ao goleiro.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO (MG) 1 X 1 SANTOS FC

Campeonato Brasileiro – 23ª rodada
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Data: domingo, 14 de setembro de 2025
Horário: 16h
Público: 38.262
Renda: R$2.039.408,79
Árbitro: Bruno Arleu de Aaújo (RJ)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Cartão amarelo: (SFC) Zé Ivaldo, João Schmidt; (CAM) Hulk
Cartão vermelho: (SFC) Zé Ivaldo
Gols: (CAM) Igor Gomes, aos 13′ do 2ºT; (SFC) Tiquinho Soares, aos 40′ do 2ºT
Santos FC: Gabriel Brazão (Diógenes); Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Zé Rafael, João Schmidt (Thaciano) e Victor Hugo (Caballero); Neymar Jr. (Robinho Jr.), Guilherme (Adonis Frías) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Técnico: Vojvoda
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Vitor Hugo e Arana; Fausto Vera (Alexsander), Franco (Júnior Santos) e Scarpa (Reinier); Cuello (Dudu), Rony (Igor Gomes) e Hulk. Técnico: Sampaoli

(Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Ir para o conteúdo