A equipe de futebol feminino do Santos FC encerra a temporada 2025 com o vice campeonato da Copa Paulista. Na tarde deste domingo (30), na Vila Belmiro, em Santos (SP), as Sereias da Vila foram superadas em 3 a 2 pelo Red Bull Bragantino no jogo único da final do torneio estadual. Ana Alice e Camile Abreu marcaram os gols santistas na decisão.
O jogo
As visitantes abriram o placar logo aos cinco minutos, com golaço de falta marcado por Vivian. Pela esquerda do ataque, mesmo de longe, a camisa 10 bateu com força para o gol, buscando o ângulo direito, e fez a bola explodir no travessão antes de entrar na meta.
Aos 19, Dos Santos marcou o segundo gol da equipe do interior. Ela aproveitou erro na saída de bola do Peixe e foi rápida para completar com firmeza para as redes do canto esquerdo.
Passando a primeira metade da etapa inicial, foi Julia que aproveitou para recuperar a bola após equivoco na saída de jogo do Red Bull Bragantino. Ela também foi rápida para finalizar, mas mandou a bola a poucos centímetros do pé da trave, para fora.
Aos 27, a bola sobrou para Larissa Vasconcelos na intermediária do campo ofensivo e ela arriscou finalização de longa distância. Ela bateu com força, mas parou em defesa de Alice em dois tempos.
Quatro minutos depois, Larissa Vasconcelos chegou a linha de fundo pela esquerda do ataque e cruzou para a área, na direção da segunda trave. Ana Alice apareceu bem para finalizar de primeira, mas foi travada. No rebote, a própria camisa 4 tentou completar para o gol, mas parou em novo corte das adversárias na pequena área.
Já com 35, o Red Bull Bragantino chegou ao terceiro gol, novamente com Dos Santos. Depois de cruzamento pela direita, a bola foi mal rebatida pela defesa santista e sobrou nos pés da camisa 31, que só teve o trabalho de cutucar para dentro da meta.
Aos 40, Suzane Pires foi travada ao finalizar da entrada da área e a bola acabou nos pés de Julia. A camisa 18 chegou de trás chutando com força, mas mandou para fora, à esquerda da meta.
Dois minutos depois, a bola sobrou novamente para Julia pela intermediária no campo ofensivo. Desta vez em batida rasteira, ela mandou novamente à esquerda do gol.
Logo em seguida, em bola alçada à área, Rafa Martins ajeitou de cabeça para o meio e Laryh foi rápida para finalizar, mas foi bloqueada. Nath Pitbull chegou para aproveitar o rebote, mas acertou o travessão.
No último minuto dos acréscimos do primeiro tempo, Rafa Martins apareceu pela esquerda do campo ofensivo e finalizou com perigo. A bola buscava o ângulo esquerdo e passou muito perto, saindo a poucos centímetros da trave.
Já na segunda etapa, com apenas cinco minutos, Ana Alice marcou o primeiro gol das Sereias da Vila. Em cobrança de falta pela direita, Rafa Andrade levantou a bola para a área e Laryh desviou de cabeça. A goleira defendeu espalmando para a direção da trave esquerda, onde a zagueira santista chegou para completar de cabeça para dentro do gol.
No minuto seguinte, a bola sobrou para Larissa Vasconcelos pela esquerda do campo de ataque. Em finalização de longe, a camisa 2 assustou a goleira adversária, fazendo a bola sair muito perto do ângulo direito.
Aos 11, Rafa Martins alçou a bola à área em cobrança de falta pela direita, mandando a bola para a segunda trave. Nath Pitbull ajeitou de cabeça para trás e Larissa Vasconcelos chegou rápido para finalizar com força no travessão. A arbitragem, no entanto, assinalou que a bola saiu pela linha de fundo durante a jogada e paralisou o jogo.
Com 24 minutos jogados, a goleira do Red Bull Bragantino cobrou tiro de meta na direção de Evelin Bonifácio. A Menina da Vila matou no peito com classe e arriscou finalização com muita força, mesmo longe da meta. A bola saiu à direita do gol, pela linha de fundo.
Quatro minutos depois, Rafa Andrade dominou a bola pela direita do ataque e cruzou com perfeição na cabeça de Ana Alice, que chegava pela esquerda da área. A camisa 4 escorou com firmeza na direção do gol e parou em grande defesa da goleira Alice.
Já com 41, Rafa Andrade cobrou escanteio pelo lado direito levantando a bola para a área. Carol Baiana ajeitou de cabeça para o meio e Laryh tentou completar para o gol com um Peixinho, mas foi bloqueada por uma adversária em cima da linha de gol.
Aos 45, Marussi chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para trás, onde chegava Analuyza. A camisa 17 chegou batendo com força demais e a bola saiu por cima do travessão.
Já no último minuto dos acréscimos, Camile Abreu marcou o segundo gol do Peixe e diminuiu a desvantagem no placar. Em bola levantada para a área, Ana Alice ajeitou com o peito para Samara chegar de trás batendo cruzado. A bola foi desviada na direção de Camile, que teve calma para matar no peito e bater com força para estufar as redes do canto direito.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 2 X 3 RED BULL BRAGANTINO
Copa Paulista – final (jogo único)
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: Domingo, 30 de novembro de 2025
Horário: 15h
Público: 1.045
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Juliana Vicentin Esteves e Maria Eduarda da Silva Pires
Cartões amarelos: (RBB) Tamires
Gols: (SFC) Ana Alice, aos 5’ e Camile Abreu, aos 52’ do 2ºT; (RBB) Vivian, aos 5’, Dos Santos, aos 19’ e aos 35’ do 1ºT
Santos FC: Stefane; Evellyn Marques, Rafa Martins (Analuyza), Ana Alice e Larissa Vasconcelos (Camile Abreu); Nath Pitbull (Marussi), Rafa Andrade, Suzane Pires (Evelin Bonifácio) e Julia (Samara); Carol Baiana e Laryh. Técnico: Caio Couto
Red Bull Bragantino: Alice; Carol Tavares, Débora, Ilana e Tamires (Laura Valverde); Brenda Pinheiro (Catarina), Ana Carla (Lelê) e Vivian (Géssica); Gaby Santos (Janyele), Dos Santos e Martina Del Trecco (Emelli). Técnico: Humberto Simão
(Foto: Raul Baretta/Santos FC)