O Santos FC venceu o Juventus com placar de 3 a 2 pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20. Na tarde deste sábado (26), no Estádio Espanha, em Santos (SP), os gols da vitória do Alvinegro Praiano foram marcados por João Alves, Bernardo e Gustavo Henrique.
O próximo compromisso do Sub-20 santista é no dia 6 de agosto, pela 14ª rodada do estadual. O Peixe enfrenta o São José fora de casa, no Poliesportivo João do Pulo, em São José dos Campos (SP).
O jogo
Os Meninos da Vila abriram o placar com apenas dez minutos de jogo. João Alves recebeu cruzamento de Bernardo e dominou bonito para mandar uma bomba e parar e grande defesa do goleiro. A bola sobrou para Pepê Fermino, que cruzou com precisão na cabeça do camisa 9. No cabeceio, João Alves superou o goleiro Kawe, escorando a bola para dentro do canto inferior esquerdo.
A partir do primeiro gol, a partida ganhou mais equilíbrio entre as equipes e as melhores chances de gol foram do Juventus, que chegou a acertar a trave.
Já com 41 minutos, no entanto, foi o Peixe que marcou mais uma vez para ampliar a vantagem no placar para 2 a 0, ainda na primeira etapa. Assis foi derrubado ao invadir a área pela esquerda e o árbitro Vinícius Nunes Lima dos Santos assinalou penalidade máxima para o Santos. Na cobrança, Bernardo deslocou bem o goleiro e bateu com classe para as redes do canto inferior direito.
Na segunda etapa, com cinco minutos, o Peixe teve novo pênalti marcado a seu favor. Na cobrança, Gustavo Henrique bateu com firmeza no canto inferior esquerdo. A bola chegou a tocar o pé da trave, antes de morrer no fundo das redes.
Aos 17, João Alves invadiu a área pela direita e passou para trás, de onde chegava Mateus Xavier. O camisa 11 chegou batendo rasteiro no canto direito, mas parou em defesa segura de Kawe.
Passada metade da segunda etapa, com 24 minutos jogados, Vinícius Lira achou passe de letra espetacular, fazendo a bola passar entre os marcadores na ponta esquerda do ataque para chegar a Mateus Xavier. O camisa 11 invadiu a área e arriscou batida colocada, mas mandou a bola por cima do travessão.
Dois minutos depois, os visitantes diminuíram a desvantagem para 3 a 1 com gol de Paulo André. Murilo chegou à ponta direita para cruzar e João Emanoel ajeitou de cabeça para o meio da área. Também de cabeça, o camisa 9 chegou completando para o fundo das redes.
Aos 38, Enzo Boer achou passe milimétrico para Mateus Xavier invadir a área pela ponta esquerda. O camisa 11 tentou encobrir o goleiro, que saiu bem para fechar o ângulo da finalização.
Com 40, o Juventus conseguiu marcar o segundo gol em bola alçada à área. Henrique Quixabeira levantou para a esquerda da área e, com toque de cabeça, o zagueiro Vitor encobriu o goleiro santista para colocar a bola nas redes.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 3 X 2 JUVENTUS
Campeonato Paulista Sub-20 – 13ª rodada
Local: Estádio Espanha, em Santos (SP)
Data: sábado, 26 de julho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Vinícius Nunes Lima dos Santos
Assistentes: João Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos e Raphael Martinasso Lima
Cartão amarelo: (SFC) Gustavo Henrique e Vinícius Lira; (JUV) Roger e Vitor
Gols: (SFC) João Alves, aos 10′, Bernardo, aos 41′ do 1ºT, Gustavo Henrique, aos 6′ do 2ºT; (JUV) Paulo André, aos 26′ e Vitor, aos 40’ do 2ºT
SANTOS FC: João Pedro; Lucas Jaime (Contreras), Assis, João Ananias e Vinícius Lira; Kenay, Gustavo Henrique (Profeta) e Bernardo (Rodrigo Cezar); Pepê Fermino (Enzo Boer), Mateus Xavier e João Alves (Alejandro Villarreal). Técnico: Maurício Copertino
Juventus: Kawe; Murilo Pellegrini (Murilo Rocha), Vitor, Felipe Oliveira e Enrico; Italo (Roger), João Lopes (Léo Bueno) e Henrique Quixabeira; Kauan Araujo (Kante), João Emanoel (Thiago Felicci) e Paulo André (Thiago Menezes). Técnico: Jeferson Alberto
(Foto: Tiago Maestre/Santos FC)