O Santos FC, através da Comissão das Mulheres do Clube, inaugurou, nesta sexta-feira (10), a Sala de Acolhimento, que fica no segundo andar do Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, uma das primeiras do país. A data foi escolhida porque são celebrados o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher e o Dia Mundial da Saúde Mental. O objetivo do novo local de apoio é escutar, cuidar e orientar, em circunstâncias como racismo, assédio e homofobia. Nesse primeiro momento, o atendimento será destinado exclusivamente às colaboradoras do Clube, em caráter interno. Em breve, o funcionamento estará disponível para as torcedoras em dias de jogos.

“Estamos indo ao encontro da questão humana, um local para a conversa, para o diálogo, para o desabafo. É dever de um Clube com a grandeza do Santos FC. Todas aquelas que estiverem necessitando de um apoio, de uma atenção, estamos sempre de portas abertas ”, destacou o presidente Marcelo Teixeira.

A inauguração contou com as presenças dos membros do Comitê de Gestão, além de muitos convidados, como representantes do Grupo Mulheres do Brasil e da promotora de Justiça Fabíola Sucasas. “O Santos inaugura sua Sala de Acolhimento pensando em ouvir as mulheres. O Brasil apresenta os números mais alarmantes em relação à violência contra a mulher. O Santos FC e o Ministério Público do Estado de São Paulo selaram o Pacto Ninguém Se Cala. É um exemplo para os outros clubes”, afirmou a promotora.

A iniciativa faz parte do “Pacto Ninguém Se Cala”, do Ministério Público do Estado de São Paulo e de Ministério Público do Trabalho, reforçando o compromisso do Santos FC no combate à violência contra a mulher e na promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor.

O Santos FC criou a Comissão das Mulheres em março de 2025, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é fortalecer a presença feminina em todas as áreas do Clube. Com encontros mensais, o grupo se propõe a criar um espaço de debate e desenvolvimento de projetos, em busca de visibilidade e valorização, dentro e fora do campo. “Ter representantes de todos os setores reflete o compromisso da inclusão e respeito as mulheres. A Sala de Acolhimento é mais um importante passo para esse fortalecimento e assim ser referência no país”, disse Márcia Fernandes, Coordenadora Contábil do Santos FC.
O evento teve o apoio da HLA Construtora, Praialar Imobiliária, Delícias da Deby e Quality.
(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)