O Santos FC recebeu nesta terça-feira (29), através do Consulado dos Estados Unidos da América em São Paulo, a visita da Dra. Ashleigh Huffman, especialista internacionalmente reconhecida em diplomacia esportiva, equidade de gênero e impacto social baseado em pesquisa. Ex-atleta de basquete universitário, Ashleigh compartilhou suas experiências e as oportunidades que o esporte lhe deu em palestra motivadora, com atletas das categorias de base e da equipe profissional das Sereias da Vila.
“O Brasil sempre teve um talento incrível: passes criativos, força, visão de jogo, uma beleza que não se vê em nenhum outro lugar. Com um pouco mais de oportunidade e visibilidade, o Brasil vai ganhar a Copa do Mundo Feminina, é inevitável. O futebol feminino está mudando muito por aqui, eu adoraria ver os investimentos continuarem e que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja uma faísca para algo novo”, declarou Ashleigh Huffman, sobre sua visão do futebol de mulheres do Brasil.

Além da palestra, que teve como tema principal “Futebol feminino: oportunidades e prosperidades”, a comitiva do consulado americano fez uma visita completa pela Vila Belmiro, conhecendo as estruturas do Clube e a história de conquistas no futebol feminino, retratada principalmente no Memorial das Conquistas.
“A história aqui é incrível! A paixão que as pessoas têm pelo futebol e a importância que ele tem nesta cidade, o legado de Pelé, Marta e a forma como isso continua vivo com os times feminino e masculino… dá pra sentir o quanto isso é importante e impactante. Me sinto super honrada de estar aqui, vindo dos Estados Unidos. É minha primeira vez em Santos e entender o legado deste lugar é incrível”, completou a especialista.
Camisa 9 das Sereias da Vila, Carol Baiana é uma atacante com experiência internacional, com passagem por grandes equipes internacionais, como o estadunidense Orlando Pride.
“É sempre muito legal sair um pouco da rotina e receber uma pessoa como a Ashleigh aqui. Acho que desperta algo em nós e abre nossa cabeça para novas possibilidades no esporte. Aproveitei para perguntar um pouco do que ela faz, porque realmente acho que a gente precisa de mais mulheres nesses cargos de liderança. Mulheres como ela abrem caminhos e mostram para a gente que é possível também usufruir de novas possibilidades ao fim da carreira de atleta”, declarou a atacante das Sereias da Vila.
(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)