Santos FC apoiou a segunda edição do Torneio Beach Soccer Down/T21

O Santos FC apoiou a segunda edição do Torneio Beach Soccer Down/T21, que foi realizado na manhã de domingo (16), na Praia do Gonzaga, em Santos. O evento, que contou com jogadores com síndrome de down, reuniu famílias, educadores, jovens talentos do futebol brasileiro e representantes de instituições que atuam em defesa das pessoas com síndrome de down. O mascote Baleinha esteve presente e fez a alegria de quem esteve no local.

O principal objetivo é conscientizar quanto à inclusão de pessoas com essa condição e promover diversão a dezenas de crianças e adultos que interagiram sem caráter competitivo.

A ação faz parte da abertura da Semana de Conscientização da Síndrome de Down/T21, organizada pela Semulher, por meio da Coordenadoria de Defesa de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (Codep). O torneio contou com a participação de técnicos e alunos do Santos, Ituano (Itu) e Andreense Futebol Clube (Santo André), que ministraram gratuitamente oficinas inclusivas de futebol de praia, e dos embaixadores do evento, o casal Isabela Correia e Samuel Sestaro.

Na próxima sexta-feira (21), é celebrado o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012. De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social.

A síndrome de down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia à chamada trissomia 21.

Pular para o conteúdo