No dia 21 de abril de 2007, aos 15 anos, Ketlen vestiu a camisa do Santos FC pela primeira vez. Passados 18 anos, ela se tornou a maior referência da história das Sereias da Vila. E hoje, dia 23 de outubro de 2025, aos 33 anos, ela pausa temporariamente suas atividades pelo Clube e parte para a maior missão de sua vida: dar à luz o pequeno Lucca.
Em uma manhã ensolarada no CT Meninos da Vila, Ketlen iniciou sua rotina dos últimos meses. Reuniu-se no gramado com suas companheiras de equipe e, logo depois, deu início ao seu treino, sempre acompanhada da preparadora física Isabella Silva Matos. “Desde o início da gravidez, ela realiza o aquecimento com o grupo, seja treino de força de membros inferiores ou trabalhos coordenativos, sempre sem nenhum confronto. Os trabalhos principais, como os que envolvem troca de passes e trabalhos de finalizações, são trabalhos setorizados. Ela participa dando passes e cruzamentos, ou faz finalização sozinha”, explicou Isabella.

A intensidade dos treinamentos foi diminuindo ao longo da gestação. Ela foi orientada a ter, no máximo, 150 batimentos cardíacos por minuto, que foram monitorados em tempo real tanto pela atleta como pela preparadora física. Todos os treinamentos realizados pela maior artilheira das Sereias da Vila foram controlados e autorizados por uma equipe médica, além do acompanhamento dos profissionais do Santos FC.
Pela primeira vez no futebol feminino brasileiro, uma atleta gestante treinou com a equipe até seu 8º mês de gestação, com todo apoio e suporte do Clube. Desde 2021, a Fifa anunciou uma série de medidas que apoiavam a maternidade de jogadoras profissionais de futebol. Foi implementada a licença-maternidade para as atletas. E o Santos FC foi mais uma vez pioneiro em uma ação envolvendo a modalidade.
Muito emocionada, Ketlen fez questão de agradecer ao apoio de todas as suas companheiras, comissão técnica e funcionários, que a acompanharam de perto todo o processo. “Muito feliz por ter dado certo durante a gestação. Eu pude fazer tudo o que a médica orientou junto com a comissão durante os treinamentos. Graças a Deus não tive nenhuma intercorrência. Fico feliz por esse tempo que eu tive com as meninas, porque eu estava muito ansiosa com isso, com medo de tudo, e todos me deixaram super à vontade. O cuidado que eles tiveram comigo e com o Lucca nos trabalhos foi fantástico. Estou, de verdade, muito realizada com tudo que eu recebi aqui: o amor, o carinho e a compreensão. Então tudo isso fechou essa etapa maravilhosa em grande estilo”, comentou Ketlen.
Com a previsão de nascimento para o fim do mês que vem, Ketlen pretende voltar às atividades na pré-temporada de 2026, já com seu filho em seus braços. E ele terá a oportunidade de ver de perto sua mamãe consolidar o seu nome cada vez mais como a maior atleta da história das Sereias da Vila.






(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)