O centenário clássico entre Santos e Flamengo

O tradicional clássico inter-estadual entre Santos e Flamengo, está completando em 2020, 100 anos de história.
A primeira partida entre as equipes foi realizada amistosamente na Vila Belmiro, e o Peixe não tomou conhecimento de seu adversário. Aplicou uma estrondosa goleada por 6 a 0, com grande atuação do artilheiro Ary Patusca.
Confira a ficha completa da partida histórica:
04/07/1920 – Santos FC 6 x 0 CR Flamengo
Gols: Ary Patuska (2), Arnaldo Silveira, Constantino (p) e Castelhano (2)
Local: Vila Belmiro – Santos
Competição: Amistoso
Árbitro: Odilon Penteado
SFC: Tuffy, Cícero e Bilú; Pereira, Marba e Ricardo; Millon, Constantino, Ary Patuska, Castellano e Arnaldo Silveira.
CRF: Kuntz; Sisson e Telefone; Dourado, Sidney Pullen e Japonês; Machado, Galvão Bueno, Choco, Geraldo e Junqueira.
E a primeira partida pelo Campeonato Brasileiro, foi realizada em 1964. As equipes se enfrentaram na grande final, e o Peixe venceu no Pacaembu por 4 a 1 no primeiro jogo da decisão, com 3 gols do Rei Pelé e um de Coutinho. No jogo da volta, 0 a 0 no Maracanã, e o Alvinegro garantiu seu 4º título brasileiro.
No geral, os clubes já enfrentaram em 127 oportunidades. O Peixe leva vantagem, e saiu vitorioso do confronto 47 vezes, contra 45 vitórias do clube carioca. O histórico se completa com 35 empates, 188 gols a favor do Santos e outros 169 do Flamengo.
Em números mais recentes, o Peixe também tem uma pequena vantagem. No século XXI, já foram realizados 44 partidas, com 15 vitórias do Alvinegro, 15 empates e 14 triunfos do Flamengo. Nos gols marcados, a margem aumenta, com o time santista balançando as redes adversárias 58 vezes, enquanto o clube carioca marcou 43 gols.
Nos jogos disputados pelo campeonato nacional, é o Flamengo que tem uma vantagem apertada. Em 75 jogos, são 25 vitórias do Alvinegro, 23 empates e 27 triunfos do time da Gávea. Em relação aos gols marcados, o Peixe passa à frente, com 85 marcados e outros 76 sofridos.
Artilheiros santistas no confronto:
Pelé – 12 gols
Dodô – 07 gols
Pepe – 05 gols
Artilheiros santistas no confronto pelo Brasileiro:
Pelé – 04 gols
Neymar – 04 gols
Edu, Serginho Chulapa, Viola e Robinho – 03 gols
Fonte: Centro de Memória do Santos FC
Pular para o conteúdo