Em manutenção, gramado da Vila Belmiro terá novas dimensões

Em manutenção, gramado da Vila Belmiro terá novas dimensões

O Santos FC está realizando uma importante reforma no gramado da Vila Belmiro. O clube está padronizando as medidas do campo de acordo com os estádios utilizados na Copa do Mundo. O gerente de Patrimônio, Soluções e Logística, Alexandre Librandi, fala sobre as alterações que estão sendo feitas em Urbano Caldeira.

Quais são as principais novidades no novo gramado da Vila Belmiro?

Neste período de final de ano acontece uma manutenção mais forte. Nós paralisamos o gramado no dia 14 de dezembro, e ele só reabre agora com o uso do time profissional, no início do Campeonato Paulista. E a novidade maior é a padronização nas medidas do campo que vão ser as mesmas utilizadas na Copa do Mundo.

Quais são as dimensões do gramado hoje e como ficará após a reforma?

106 X 70 vai ficar com 105 x 68. Cada gol vai recuar 50 cm, né. Vai encurtar o campo em 50 cm e nas laterais 1m para cada lado.

Como é feita a manutenção do gramado?

É feito um corte, que nós chamamos de corte vertical, onde vai tirar aquele, vamos chamar assim, o colchão que fica no gramado, que solta muito a grama. Isso melhora a oxigenação, a circulação do oxigênio ali e também o fortalecimento da própria grama. E, com isso, também entra processos mais ligados ao pessoal da agronomia da empresa que trata, que é feito um processo de adubação. E a aeração do gramado, que consiste em pinos ocos numa máquina específica que fura o gramado para você ter também além de uma oxigenação melhor da raiz, uma melhora na drenagem, que, de acordo com todos os eventos que temos durante o ano da uma compactada na camada superficial do gramado. Isso ajuda também a melhorar bastante a drenagem.

Algo que chama muita atenção na Vila Belmiro é a drenagem?

Para ter uma idéia o primeiro campo com drenagem a vácuo da América Latina é a Vila Belmiro. Foi feita em 1996/1997. Depois disso, só agora para a Copa, que tiveram alguns estádios, não são todos os estádios da Copa, mas alguns que tiveram um sistema similar. O nosso é americano, o sistema que foi implantado nesses novos estádios é um sistema europeu.

O fator climático ajudou ou prejudicou o gramado?

O que ajuda é o sol, por que a água eu controlo, não preciso da chuva, controlo com a irrigação Nós estamos em um período de bastante chuva. Mas agora que começou a manutenção tem tido um período de sol, o processo já está bem adiantado de manutenção e tudo está bem razoável e tranquilo.