O Santos FC deu início à segunda fase da Copa Meninos da Vila 2025, em cerimônia de abertura na Vila Belmiro, nesta noite de segunda-feira (27). O evento contou com a presença de mais de 1500 convidados, entre eles pais, atletas das categorias sub-13 e sub-15, Ídolos Eternos e diretores do Clube.
A Copa Meninos da Vila é realizada anualmente, e essa edição terá a presença de 27 unidades de todo o Brasil, com organização do Santos FC em parceria com a Choice Promo Marketing. Os jogos são disputados no CT Meninos da Vila e a final acontecerá na sexta-feira (30).
Ricardo di Renzo, coordenador do Meninos da Vila Santos Academy, ressaltou a relevância da Copa para o Clube. “Essa é uma competição anual, onde unificamos todas as franquias. E torna-se uma oportunidade enorme para eles se conectarem e passarem as experiências que cada um convive na sua unidade. É essencial fazerem essa interação, esse networking que estamos vendo aqui hoje”.

Para garantir a segurança dos participantes da cerimônia, o Santos FC também contou com a parceria da First Aid Serviços Médicos. “É essencial que uma empresa como a First Aid esteja nesse evento com uma grande marca como o Santos Futebol Clube, podendo trazer a segurança e manter a cerimônia totalmente protegida de qualquer evento ou agravo de saúde, tanto com os familiares, com os atletas ou com toda a equipe em torno do evento”, destaca Diego Coca, Diretor Médico da empresa.
Camanducaia, ex-atleta e vice-campeão brasileiro em 1995 pelo Santos FC, além de Menino da Vila, também esteve presente na cerimônia. Atualmente, ele administra uma unidade de uma franquia em sua cidade natal e passa o aprendizado para os mais jovens.
“Eu falei para eles que eu não tive isso, poder vir fazer uma avaliação. Precisou de outro clube ir lá na minha cidade, fazer um amistoso, no qual eu acabei jogando muito bem, chamando a atenção do diretor que acabou me trazendo direto do Santos para poder fazer a avaliação. Eles têm a franquia de Meninos da Vila em Camanducaia, e outras franquias espalhadas pelo Brasil, então é uma oportunidade única para eles, que estão sempre sendo vistos por avaliadores e hoje podem participar dessa competição”, comentou.
Camanducaia também reforçou a importância da formação de base. “Eu sou um Menino da Vila, me formei aqui, acabei chegando no profissional de Santos e hoje eu tenho essa experiência para poder estar passando para eles. Então o Santos dá essa oportunidade para esses meninos estarem sendo vistos pela franquia e, se algum menino se destacar na Copa, eles vão diretamente para a base para eles darem início na carreira deles”