Gabriel Pierin, do Centro de Memória
Fundado em 14 de abril de 1912, o então Santos Foot-Ball Club tinha realizado apenas um jogo-treino contra um combinado local no dia 23 de junho daquele ano. A jovem equipe santista venceu a disputa por 2 a 1, com gols de Anacleto Ferramenta e Geraule Moreira Ribeiro.
O campo da Rua Aguiar de Andrade – onde ocorreu a disputa – não tinha as dimensões oficiais, por isso a partida não é considerada oficial, apesar do seu significado histórico. Para que o Santos pudesse disputar o seu primeiro jogo oficial, um grupo de sócios foi conversar com o sr. Lima, proprietário do imóvel onde existiu o campo do extinto CA Internacional, clube pioneiro no futebol santista.
As tratativas avançaram e o antigo campo voltava a fazer história. Marcada para o dia 15 de setembro de 1912, a partida teve como adversário o homônimo Santos Athletic Club, conhecido como Clube dos Ingleses.
Naquela tarde de domingo, o time do Santos entrou em campo vestindo camisa social branca com uma braçadeira azul. O uniforme foi confeccionado pela dona Iraídes Ricardina de Oliveira Ratto, esposa de Francisco Ratto. Dona Didi e Nhonhô Ratto foram muito dedicados ao clube nos seus primeiros anos de vida.
O evento esportivo virou notícia no jornal Diário de Santos:
Em redor do field, achavam-se as mais distinctas familias inglezas e brasileiras. Commentava-se a quem caberia a victoria, uns opinavam pelos brasileiros, outros pelos inglezes.
O pioneiro time do Santos jogou com o francês Julien Fauvel no gol, Sidnei e Arantes; Ernari, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. Os ingleses do Santos Athletic Club se apresentaram, com Parsons, Kent e Deweck; Woodon, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, Vitor Cross e Harold Cross.
O jogo começou às 14 horas e trinta minutos e acabou uma hora depois, com tempos de meia hora. A primeira etapa terminou empatada em 1 a 1. Arnaldo Silveira marcou o gol do Santos, o primeiro oficial de sua história. Lee fez para os ingleses. No segundo tempo, Arnaldo e Millon ampliaram para o Santos e, novamente, Lee marcou mais um para o adversário. Final: Santos 3 a 2. O Santos quebrou o favoritismo dos ingleses, mas não teve como evitar o pedido de uma nova partida e um novo encontro foi agendado para o mês de novembro.
Naquele outro domingo, 10 de novembro, as duas equipes se enfrentaram novamente. O árbitro designado para a partida foi Praxedes Leão, diretor do Santos. Algumas alterações foram feitas nas equipes. A novidade ficou por conta da estreia de Raymundo Marques, idealizador do Santos Foot-ball Club. Foi dele o único gol da partida.
A vitória coube ao Santos mais uma vez. Assim, no seu primeiro ano de existência, o clube terminou invicto com 100% de aproveitamento.