Após vitória contra o Cuiabá, equipe sub-20 já se prepara a para 3ª fase da Copa São Paulo

Após a vitória de ontem (12), diante do Cuiabá, por 1 a 0, os Meninos da Vila já voltaram a campo nesta terça-feira (13), visando o confronto eliminatório de amanhã (14), contra a Ferroviária, pela 3ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time santista está com 100% de aproveitamento na competição. Foram 4 vitórias em 4 jogos, diante de Real Brasília, União Cacoalense, Grêmio São-Carlense e Cuiabá, com 8 gols marcados e apenas 2 sofridos.

Com jogos dia sim, dia não, o preparador físico da categoria sub-20, Bruno Praglioli, comentou como condicionar o físico dos atletas nessa maratona de jogos. “O bom condicionamento físico já é construído durante todo o trabalho de preparação, pensando em uma carga crônica bem consolidada, estabelecendo metas e objetivos para cada mês e semanas, tudo de forma individualizada. Cada atleta tem a sua carga específica para cada sessão de treinamento, tudo baseado em percentuais de carga de jogo e treino. Elevamos o nível de força e potência dos nossos atletas ao máximo, corrigimos eventuais desequilíbrios musculares e, dentro da própria competição, conseguimos achar janelas de oportunidade para ter sessões de força e potência. Um atleta forte e bem condicionado tem menor índice de lesão muscular.”

Ele também afirmou a importância do descanso nesse processo de recuperação. “É um desafio manter o condicionamento no nível ideal com tantas partidas. Nos resta apenas controlar a carga e ajustes pontuais para a próxima partida e dar todo o suporte de recovery, que é uma recuperação que envolve nutrição, fisioterapia, psicologia, fisiologia e uma boa noite de sono.”

Bruno Praglioli, preparador físico da categoria sub-20

E sobre o trabalho específico para esses jogos, Bruno salientou sobre o controle diário de cada atleta. “Pensando em jogos dia sim e dia não, tentamos simular alguns cenários próximos, pois sabemos que biologicamente e fisiologicamente um atleta que foi exigido ao seu máximo em uma partida não consegue se recuperar 100% neste curto período de tempo. O trabalho que é feito se dá no controle diário com os atletas, análise minuciosa dos dados de GPS, questionários pré e pós e avaliações neurais, para tomar as melhores decisões. Dependendo de qual for o caso, podemos adicionar complementos dentro do campo ou na academia, ou apenas deixar o atleta em recovery, tentando sempre evitar o acúmulo e a fadiga nos atletas.”

Os Meninos da Vila buscam a vaga nas oitavas de finais às 21h15 desta quarta-feira (14), diante da Ferroviária, no Estádio Luisão, em São Carlos, com transmissão da X-Sports, no YouTube.

(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)

Acessar o conteúdo