O Santos FC empatou em 1 a 1 com o Grêmio na noite desta quarta-feira (1), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. Na Vila Belmiro, em Santos (SP), o Peixe teve seu gol marcado por Lautaro Díaz. Com o resultado, o Santos segue na 16ª colocação, agora somando 28 pontos.
O próximo compromisso do Peixe é já neste domingo (5), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos FC visita o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), em confronto marcado para as 20h30.
O jogo
Aos quatro minutos, o Peixe já teve falta para cobrar pela esquerda do campo ofensivo. Guilherme cruzou para a área, na direção da primeira trave e João Schmidt subiu bem para cabecear, mas desviou para fora, à esquerda da meta.
Com treze, por pouco Rollheiser não marcou um golaço. Ele recebeu a bola pela entrada da área e cortou para a esquerda, buscando espaço para finalizar. A batida colocada ganhava a direção do ângulo esquerdo, mas foi bloqueada em defesa espetacular de Gabriel Grando, que se esticou e espalmou para escanteio.
Depois da cobrança do tiro de canto pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Escobar dentro da grande área. O lateral bateu com força na direção do canto esquerdo e parou em nova defesa do goleiro gremista, que mais uma vez jogou para fora.
Aos 18, o Grêmio chegou a abrir o placar depois de bate e rebate na área santista, mas o tento de Alysson foi anulado pelo árbitro de vídeo, que flagrou toque de mão de Edenílson durante a jogada.
Passada metade de primeira etapa, Zé Rafael dominou a bola próximo à entrada da área e cruzou para Lautaro Díaz. No meio da área e de costas para o gol, o centroavante argentino dominou e fez belo giro para finalizar, mas mandou a bola por cima do travessão.
Dez minutos depois, Barreal recebeu a bola no campo ofensivo e, perto da área, cortou para a esquerda, buscando finalizar. A batida colocada do camisa 22 saiu à esquerda, para tiro de meta.
Já aos 44, o Peixe chegou com perigo e em velocidade pela ponta esquerda do ataque. Escobar tabelou com Lautaro Díaz e bateu forte no canto esquerdo. Gabriel Grando fez a defesa, mas a arbitragem paralisou a jogada alegando falta de ataque.
No início da segunda etapa, com três minutos jogados, Rollheiser cobrou falta pelo meio de campo levantando a bola para o meio da área. Tiquinho Soares, que entrou em campo após intervalo, venceu a disputa com os marcadores pelo alto, mas escorou de cabeça para fora.
Pouco depois, aos 9, Barreal recebeu passe pelo meio da área e ajeitou para Rollheiser chegar chutando de trás. A bola acabou subindo demais e saiu sobre a meta.
Aos 11, no entanto, foi o Grêmio que abriu o placar. Edenílson recebeu bola levantada por Pavón pela esquerda e, no meio da área, se esticou com um carrinho para concluir para as redes do canto inferior direito.
O Peixe tentou responder em cobrança de falta pelo lado esquerdo aos 14 minutos. Barreal cruzou com precisão na cabeça de Zé Rafael, mas a finalização do camisa 6 saiu por cima do gol.
Com 20 minutos, Barreal bateu cruzado pela ponta esquerda e Lautaro conseguiu dominar e finalizar no meio da área, mas foi bloqueado pelo goleiro. Esperto no lance, Tiquinho Soares tentou completar para o gol, mas também foi travado pela defesa.
Sete minutos depois, Rollheiser dominou a bola pela direita do ataque e cruzou na direção da segunda trave, onde chegava Guilherme. O camisa 11 cabeceou sozinho pelo alto, mas para fora.
Aos 29, Guilherme dominou pela esquerda do ataque, deu corte curto em seu marcador e emendou finalização com muita força. No canto esquerdo, Gabriel Grando pulou bem para desviar pela linha de fundo.
Já com 37 minutos da etapa final, Guilherme teve falta para cobrar pela ponta esquerda e arriscou batida colocada, direta para o gol. A bola acabou subindo um pouco demais e passou por cima da meta.
Em seguida, Robinho Jr. recebeu pela ponta direita e partiu para cima da marcação, buscando espaço para a finalização. A batida colocada do camisa 7 desviou no meio do caminho e acabou saindo em escanteio pela esquerda.
Aos 43, depois de cruzamento afastado na área dos adversários, a bola sobrou para Zé Rafael na entrada da área. Com a bola no ar, o camisa 6 emendou finalização que bateu no travessão e pingou em cima da linha de gol, sem entrar.
Mas logo na sequência, foi Lautaro Díaz quem balançou as redes para o Peixe. Robinho Jr. bateu escanteio pela esquerda e, novamente, Zé Rafael fez a bola explodir no travessão. Ligado no rebote, Lautaro chegou completando da pequena área para o fundo das redes.
Nos acréscimos, o Peixe pressionou em busca do gol da virada. Primeiro, Souza bateu cruzado e a defesa afastou para escanteio. Depois da cobrança, Tomás Rincón tentou finalizar da entrada da área, mas acabou escorregando e mandou para fora.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 X 1 GRÊMIO (RS)
Campeonato Brasileiro – 26ª rodada
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 1º de outubro de 2025
Horário: 21h30
Público: 9.306
Renda: R$439.188,00
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Cartão amarelo: (SFC) João Schmidt, Escobar e Igor Vinícius; (GRE) Arthur, Alysson e Alex Santana
Gols: (GRE) Edenílson, aos 11’ do 2ºT; (SFC) Lautaro Díaz, aos 43’ do 2ºT
Santos FC: Gabriel Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Alexis Duarte, Luan Peres e Escobar (Souza); João Schmidt (Toquinho Soares), Zé Rafael e Rollheiser (Robinho Jr.); Barreal (Tomás Rincón), Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Vojvoda
Grêmio: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur (Alex Santana) e Edenílson (Cristaldo); Alysson (Aravena), Pavon (Amuzu) e André Henrique (Riquelme). Técnico: Mano Menezes
(Foto: Raul Baretta/Santos FC)