Na tarde desta sexta-feira (25), a Comissão das Mulheres do Santos FC realizou o evento “A Força das Mulheres no Futebol e na Sociedade”, no auditório do Conselho Deliberativo, na Vila Belmiro. A ação teve o intuito de promover um debate sobre a presença e a atuação feminina no futebol e em diferentes esferas da sociedade, ocupando espaços historicamente masculinos, protagonizando transformações e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
O bate-papo contou com a presença de nomes de destaque na luta pela equidade de gênero: Mislaine Scarelli, vice-presidente de Gestão Corporativa da Federação Paulista de Futebol, Adriane Reis, procuradora regional do trabalho e representante do Pacto “Ninguém se Cala” no Ministério do Trabalho, e Daniela Orsi, integrante do Grupo Mulheres do Brasil e atuante em projetos como Me Too Brasil e Justiceiras.

Atletas da categoria sub-17 masculina, da categoria sub-20 feminina, funcionários e convidados prestigiaram o evento e interagiram com diversas perguntas. Ao final, foi realizado um sorteio com brindes diversos, devido ao apoio dos seguintes parceiros: FPF (Federação Paulista de Futebol, Viva La Fruta, Pizzaria “Melhor Onda”, Vilma Manicure, Pley By Ney, Farmácia Nissei, Solfesta Turismo e as equipes de marketing, do almoxarifado e da presidência do Clube, que também colaboraram na viabilização de brindes.
Uma das organizadoras do evento, Isabel Luchesi, coordenadora de Relações Públicas do Clube, enfatizou a importância da ação. “Eventos como esse são fundamentais para levar informação, consciência e inspiração não apenas para os atletas da base e as Sereias da Vila, mas também para colaboradores, comissários e torcedores. Acreditamos que a educação é a ferramenta mais poderosa de transformação social. Ver o auditório cheio só reforça que o trabalho da comissão tem feito a diferença e mobilizado todos os nossos públicos”.
Márcia Fernandes, Coordenadora Contábil e também organizadora da ação, comemorou o trabalho realizado pela Comissão das Mulheres. “Acredito que a comissão está atingindo o seu objetivo, que é levar informação aos colaboradores e atletas, contando com a participação de instituições públicas, privadas e de entidades de assistência às mulheres. Em nome do nosso grupo, agradeço imensamente às nossas palestrantes convidadas e desejo que seja apenas mais um passo nesta jornada de fortalecimento e enfrentamento à violência, bem como um momento de evolução para o universo do futebol.”
Para Adriane Reis, do Ministério do Trabalho, a plateia contribuiu muito para o sucesso da ação. “Foi a primeira vez que falei em um clube de futebol sobre violência de gênero, contando com uma plateia que tinha homens e mulheres. Sabemos que, para combater essa violência contra as mulheres, temos que atingir o maior público possível, porque é uma luta de todos. Fiquei muito feliz com a interação do público.”
“A questão da violência contra a mulher é muito complexa. É uma questão que temos que refletir desde a nossa educação, de que forma somos educados, e visualizar como é a sociedade em um todo. Em conjunto, conseguimos transformar e conscientizar a população”, completou Adriane.
Mislaine Scarell, da Federação Paulista de Futebol, afirmou que eventos como esse precisam ser cada vez mais frequentes. “A conscientização é algo crucial nessa luta. Quanto mais as pessoas se informarem sobre o assunto, significa que estamos avançando para a diminuição de todos esses problemas que enfrentamos”.
Sobre a Comissão das Mulheres
A Comissão das Mulheres do Santos FC é composta por colaboradoras de diferentes áreas do clube. Seu propósito é estruturar um modelo eficiente de atuação feminina dentro do ambiente esportivo, dando visibilidade institucional às pautas das mulheres, fortalecendo a diversidade, incentivando novas associadas, além de buscar apoio e patrocínios alinhados com essa causa.
(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)