Série “Nossos Meninos”: Com alegria de jogar futebol, Arthur Gomes quer ser ídolo no Santos FC

Série “Nossos Meninos”: Com alegria de jogar futebol, Arthur Gomes quer ser ídolo no Santos FC

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

Na base do Santos FC há quase quatro anos, o atacante Arthur Gomes cresceu jogando futebol nas ruas de Uberlândia (MG). Com um irmão jogador e outro auxiliando sua carreira, o Menino da Vila, que tem passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, quer marcar sua história no Santos FC com muita alegria e personalidade dentro de campo.

Filho caçula, Arthur Gomes teve seu primeiro contato com a bola nas ruas de sua cidade natal. Junto de seus irmãos Caio e Ricardo, hoje com 24 e 21 anos, respectivamente, o garoto teimoso e persistente não tinha como não se familiarizar logo com o futebol.

“Comecei a jogar bola na rua com meus irmãos quando tinha quatro anos. Eles são mais velhos, então, eu ficava com eles e uns amigos. Minha mãe deixava. Com seis anos, entrei na escolinha do Poliesportivo Segismundo Pereira, e fui treinado pelo técnico Paulinho. Nas últimas férias eu o visitei e ele ficou muito feliz. Lá eu joguei campo e futebol salão até os dez anos de idade”, disse o jovem de 18 anos, que junto de seus irmãos, foi criado somente pela mãe, dona Nilda Maria.

Depois desta escolinha, Arthur entrou no Uberlândia Esporte Clube e lá permaneceu por um ano. Após isso, o garoto foi convidado a entrar nas categorias de base do São Paulo por um observador técnico. Permanecendo no rival dos 11 aos 13 anos, o atacante ia para a capital paulistana bimestralmente para treinar com o elenco de sua idade.

“Fiquei dois anos no São Paulo, mas como não podia ficar alojado, eu treinava somente de dois em dois meses. Ficava dez dias treinando e depois ia embora. Não competia. Foi aí que minha mãe conseguiu marcar um teste para mim no Santos FC. Lembro como se fosse hoje”, revelou.

Atacante Arthur Gomes comemora gol da equipe Sub-20 na Vila Belmiro (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Atacante Arthur Gomes comemora gol da equipe Sub-20 na Vila Belmiro (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Em novembro de 2012, dona Nilda Maria trouxe seu filho para ser avaliado no Santos FC. Apesar da ansiedade do garoto, não foi preciso muito tempo para sua vaga no clube ser confirmada.

“O técnico era o Emerson Ballio, que hoje é auxiliar do Sub-20. Entrei no decorrer do coletivo e, no primeiro toque na bola, já fiz um gol. Depois da atividade, Bebeto (ex-avaliador) disse para a minha mãe que nem precisava me avaliar mais, pois eu já estava no clube. Porém, minha mãe só me contou que sabia quando eu fui comunicado pelos avaliadores, no último dia de teste. Ela não quis que eu perdesse o foco. Eu fiquei muito feliz e emocionado”, disse o sorridente garoto.

Neste período na base santista, Arthur Gomes conquistou o Encontro de Futebol Infantil Pan-americano Sub-14, em Alegrete (RS), o Torneio Internacional de Tóquio (JAP) Sub-14, ambos em 2013, e o Campeonato Paulista Sub-17 em 2014. Além dos fundamentos necessários para ser atleta do Peixe, garoto de Minas Gerais também serviu à Seleção Brasileira Sub-17 e aprendeu na base santista preciosidades que levará consigo para a vida toda.

“Aprendi muita coisa. Mas o que mais ficou marcado foi a responsabilidade, a dedicação nas coisas e paciência para entender que tudo tem um tempo certo. E também em ser alegre jogando. Levar alegria para dentro de campo. Sou grato a Deus pela oportunidade de estar aqui”, comentou.

Atacante Arthur gomes em ação com a Seleção Brasileira Sub-17 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Atacante Arthur gomes em ação com a Seleção Brasileira Sub-17 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Outra característica forte de Arthur é a gratidão. Agradecido a Deus, sua mãe e ao apoio do também Menino da Vila Neymar, o garoto de Uberlândia (MG) se emociona ao lembrar das histórias que passou com estes que o ajudam até hoje.

“Sou grato a Deus por todas essas coisas. Sem Ele, eu não estaria aqui. Agradeço também a minha mãe, que fez de tudo por mim e meus irmãos. Ela sempre deu o melhor por nós. Chegamos a morar dois meses em uma pousada em Santos. Foi tudo muito difícil. Mas ela não desistiu. Foi aí que apareceu a ajuda do Neymar, que nos tirou da pousada e hoje ajuda na minha carreira, junto com meu irmão Caio”, comentou.

Assim como todo garoto, Arthur tem sonhos para sua carreira profissional e pessoal. Além de fazer história no Santos FC, o atleta quer jogar ao lado de seu irmão Ricardo, que hoje é meio campista da equipe do Mauaense e disputa a segunda divisão do Campeonato Paulista.

“Meu sonho é me tornar jogador profissional aqui no Santos FC e ser um ídolo para torcida. Ser uma referencia. Quero ser melhor sempre. Bater meus recordes e me superar cada dia mais. Minha mãe até pede pra eu pegar leve, mas eu sempre me cobro. Também gostaria de jogar um dia aqui com meu irmão. As vezes a gente fica sonhando junto como seria legal isso acontecer. E, além disso. Quero também criar um instituto para ajudar crianças carentes da minha cidade. Ajudar o próximo é muito importante”, revelou.

Ficha técnica

Arthur Gomes
Nome: Arthur Gomes lourenço
Nasc: Uberlandia (MG) – 03/07/1998
Altura: 1,74 m / 68 kg
Posição: Atacante