Série “Nossos Meninos”: Camisa 9 de corpo e alma, Léo Souza trocou rival para jogar no Peixe

Série “Nossos Meninos”: Camisa 9 de corpo e alma, Léo Souza trocou rival para jogar no Peixe

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

Natural de Sorocaba (SP), Leonardo Nascimento Lopes de Souza, mais conhecido como Léo Souza, tem pouco tempo de história na base do Santos FC. Com passagens por diversos clubes do Estado, o garoto de 19 anos leva consigo o número de sua posição de campo e o sonho de atuar pelo time de coração.

Com a infância toda vivida em Sorocaba, Léo Souza iniciou cedo a caminhada no futebol. Logo aos nove anos, o garoto de personalidade forte e espírito de liderança entrou na Escolinha do Macalé para ter seus primeiros treinos de uma longa caminhada.

“Desde pequeno eu já gostava de futebol, então, como todo menino, eu tinha o sonho de ser jogador. Meus pais me levaram para a Escolinha do Macalé quando eu tinha nove anos. Fiquei lá até os 12 e depois fui para a outra escolinha chamada Manchester. Fiquei nela até os 14 anos”, contou.

Após passar por estas duas escolinhas, Léo conseguiu uma vaga no Red Bull Brasil em 2011. Depois de um ano no Sub-15 do time campineiro, o atacante se transferiu para o Corinthians, em 2012. Na capital paulista, o garoto permaneceu por quatro anos e ainda foi emprestado para o Ituano por seis meses. Ao final do empréstimo, no fim de 2015, surgiu a oportunidade de trocar o rival pelo Peixe. E foi aí, neste momento, que o coração do atleta falou mais alto.

“Eu sempre fui santista e já tinha amigos aqui. Quando eu consegui acertar com o time, eu fiquei muito feliz e agradecido. Não pensei duas vezes em ir para o Santos FC. Espero que eu consiga surpreender a todos aqui”, disse o artilheiro do Peixe no Paulista Sub-20, com 12 gols em dez jogos.

Léo Souza recebe marcação de Yuri e David Braz no treino da equipe principal no CT Rei Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Léo Souza recebe marcação de Yuri e David Braz no treino da equipe principal no CT Rei Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Nestes poucos meses com a camisa do Peixe, Léo revela já ter alguns aprendizados e mudanças necessárias para sua carreira. “Eu cheguei no Santos FC com uma perna mais forte que a outra, com o percentual de gordura alto e, graças ao Gustavo Jorge (Fisiologista) eu consegui corrigir isso. Também tenho amadurecido bastante dentro e fora do campo. O professor Marcos Soares e os meus companheiros me dão boas dicas e isso me ajuda muito”.

Léo sempre recebeu apoio de seus pais, Marcelo Lopes e Cristiane Nascimento, para buscar seus sonhos. E hoje, com a camisa do Alvinegro Praiano, o garoto segue atrás de seus objetivos com o incentivo de sua família.

“Dentro de campo sonho em subir para o profissional do Santos FC, me firmar no futebol e marcar minha história aqui dentro. Depois quero chegar à Seleção Brasileira, afinal, todos atletas sonham com isso. Fora de campo, eu quero ser um bom homem, uma boa pessoa. Ser um bom exemplo para as crianças e sempre ajudar as pessoas. Também penso em fazer faculdade de educação física e me tornar um preparador, ou quem sabe até um treinador de futebol”, contou o irmão do pequeno Lucas, de 9 anos, que imita Léo e já joga futebol em uma escolinha de Sorocaba.

Fã de Romário, Léo Souza tem boa finalização e gosta de atuar perto da área. Apaixonado por marcar gols, o atleta tatuou em seu braço direito o número 9, algo que o faz lembrar qual sua função dentro de campo. Falando em número 9, o Menino da Vila também tem admiração pelo centroavante e capitão do Santos FC, Ricardo Oliveira.

Léo Souza tem número 9 tatuado no braço direito (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Léo Souza tem número 9 tatuado no braço direito (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

“O 9 é um número que eu gosto. É o número da minha posição. Eu criei identidade com ele e, para mim, representa o meu estilo de jogo, o matador. Aquele cara que tem o poder da finalização. Eu treinei algumas vezes com profissional, mas ainda não conversei com Ricardo Oliveira e Rodrigão. Espero ter oportunidade de pedir algumas dicas para eles”, revelou.

Léo Souza
Nome: Leonardo Nascimento Lopes de Souza
Nasc: 28/05/1997 – Sorocaba (SP)
Altura: 1,80 / Peso: 75kg
Posição: Atacante