Sem Ricardo Oliveira e Alison, suspensos, e Daniel Guedes, vetado, Elano Blumer convoca 21 atletas para Santos FC x Avaí

Sem Ricardo Oliveira e Alison, suspensos, e Daniel Guedes, vetado, Elano Blumer convoca 21 atletas para Santos FC x Avaí

Crédito da foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

O técnico Elano Blumer convocou 21 atletas do Santos Futebol Clube para o último desafio da equipe na Temporada 2017, que será contra o Avaí, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 e que será disputada no domingo (3), às 17 horas, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP). O atacante Ricardo Oliveira e o volante Alison, suspensos, estão fora. Daniel Guedes, com dor de garganta, foi vetado pelo departamento médico. Matheus Oliveira e Lucas Crispim, que jogam a final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2017 pelo Santos B, também desfalcam o time. Por outro lado, o comandante santista conta com o retorno do zagueiro Lucas Veríssimo, de volta após suspensão pelo terceiro cartão amarelo. David Braz, Orinho, Zeca, Caju, Vitor Bueno, Léo Cittadini e Nilmar seguem fora.

O zagueiro Lucas Veríssimo está de volta ao time após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo. Ele havia recebido a advertência responsável pela suspensão contra o Grêmio, em jogo disputado na Vila Belmiro. O camisa 28 é o atleta santista que mais vezes atuou na temporada, em 59 dos 66 jogos disputados no ano.

O atacante Ricardo Oliveira e o volante Alison desfalcam o Santos FC no último jogo do ano devido suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido na partida contra o Flamengo, disputada no dia 26 de novembro. Eles foram dispensados do treino de sábado (2) e já estão em férias.

O lateral-direito Daniel Guedes se apresentou para treino no Centro de Treinamento Rei Pelé na tarde de sexta-feira (1) apresentando forte dor de garganta. Ele foi vetado pelo departamento médico santista para a partida contra o Avaí.

Outro que também está vetado pelo DM tanto do jogo do principal como da primeira partida da final do Brasileirão de Aspirantes pelo Santos B é o lateral-esquerdo Orinho. Na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no jogo de volta válido pela semifinal da competição Sub-23, ele sofreu forte pancada na cabeça e teve que ser socorido ainda em campo. O atleta passa bem, mas segue impedido de realizar atividades físicas mais intensas para cumprir o protocolo médico de segurança para esse tipo de trauma, que dura cerca de cinco dias.

Sem Daniel Guedes e Orinho, o técnico Elano Blumer decidiu promover o jovem lateral-esquerdo Emerson, titular do Sub-20 alvinegro praiano. Emerson Barbosa Rodrigues dos Santos é natural de Cacoal (RO), onde nasceu em 18 de agosto de 1998. Aos 18 anos, mede 1,79m e pesa 73 quilos. É a primeira vez que o atleta, que vestirá a 42, é convocado para um jogo do time profissional.

O meia Matheus Oliveira e o atacante Lucas Crispim foram novamente “emprestados” ao Santos B para ajudarem a equipe na luta pelo título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2017. O Peixe B faz a primeira partida da final contra o Internacional no domingo (3), às 20 horas, na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

O goleiro João Paulo está recuperado da lesão de grau 1 no músculo reto anterior da coxa direita sofrida na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no dia 9 de novembro, em partida válida pela primeira fase do Brasleirão de Aspirantes, realizada na Vila Belmiro. Ele havia sido liberado pelo técnico Elano Blumer para defender o Santos B na competição. Na manhã de sábado (2), no CT Rei Pelé, o camisa 34 treinou normalmente ao lado dos companheiros. Ele não foi convocado para a partida contra o Avaí por decisão da comissão técnica.

O zagueiro David Braz, que havia se recuperado de edema no músculo anterior da coxa esquerda e entrado como titular contra o Bahia, sofreu entorse no joelho direito na partida realizada em Salvador (BA). Ele está em fase final de recuperação e foi liberado da partida contra o Avaí para não correr nenhum risco.

Já o lateral-esquerdo Caju voltou a ser desfalque do Santos FC após sofrer lesão de grau 1 no músculo sóleo da perna esquerda. Ele estava na concentração para a partida contra a Chapecoense quando se queixou para o médico da delegação sobre “dores na perna”. Ele foi cortado da partida em Chapecó (SC) e liberado na manhã de terça-feira (13) para voltar a Santos (SP) para exames e iniciar a recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O zagueiro Gustavo Henrique foi submetido a artroscopia no dia 5 de outubro devido de sintomas relacionados a lesão do menisco medial do joelho esquerdo, que se intensificaram após entorse ocorrido no jogo contra o Corinthians, no dia 10 de setembro. Ele já iniciou trabalhos de recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O camisa 19 Léo Cittadini foi submetido a procedimento cirúrgico no dia 2 de outubro para tratamento de luxação gleno umeral recidivante do ombro esquerdo. A operação foi efetuada pelo especialista em cirurgia do ombro e cotovelo Dr. Benno Ejnisman no Hospital Israelita Albert Einstein, na Unidade Morumbi, em São Paulo (SP). A cirurgia, que não era de urgência, aconteceu antes das férias de fim de ano em comum acordo entre atleta, DM e comissão técnica com o intuito do jogador estar restabelecido para a pré-temporada 2018.

Vitor Bueno é desfalque certo até a temporada 2018, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 1º de julho. Ele passou por cirurgia de reconstrução do LCA no dia 6 de julho.

O Santos FC acatou a solicitação do atacante Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do departamento médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível.

O lateral-esquerdo Zeca não comparece no CT Rei Pelé desde o dia 25 de outubro. Seu caso está entregue aos departamentos Pessoal e Jurídico do Santos FC.

Lucas Lima, que já havia sido dispensado pela diretoria santista dos jogos contra Flamengo e Avaí, foi também liberado para seguir sua carreira e, desde o início desta semana, já não treinou mais com o elenco do Santos FC.

Os demais atletas não foram chamados para o último compromisso do Santos FC no ano por decisão da comissão técnica.

Veja abaixo a lista do 21 atletas convocados pelo técnico Elano Blumer para o confronto entre Santos FC e Avaí:

Goleiros
Vanderlei e Vladimir

Zagueiros
Fabián Noguera, Lucas Veríssimo e Luiz Felipe

Laterais
Emerson, Matheus Ribeiro e Victor Ferraz

Meio-campistas
Emiliano Vecchio, Jean Mota, Matheus Jesus, Renato, Serginho e Yuri

Atacantes
Arthur Gomes, Bruno Henrique, Jonathan Copete, Kayke, Rodrygo, Vladimir Hernández e Yuri Alberto